Correio da Bahia

Corregedor­ia da GM vai apurar casos envolvendo agentes

-

APÓS HOMICÍDIO O envolvimen­to do guarda municipal Nailton Adorno do Espírito Santo, 30 anos, numa confusão que terminou com a morte do representa­nte comercial Marcelo Tosta dos Santos, 37, na madrugada de sábado, e outros casos de violência recentes envolvendo os agentes da Guarda Municipal (GM), motivou o órgão a anunciar medidas com o objetivo de punir desvios de condutas. A informação foi divulgada ontem pelo diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Guarda Municipal, Maurício Rosa Lima, segundo o qual os guardas também passarão por novos treinament­os a partir do ano que vem.

Ainda ontem, a Justiça acatou um pedido do Departamen­to de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para converter a prisão em flagrante de Nailton, que permanece internado sob custódia no Hospital Geral do Estado (HGE), em preventiva. Ele levou um tiro na perna, dentro da boate Coliseu do Forró, em Patamares, na madrugada de sábado, quando, segundo a polícia, junto com um suspeito não identifica­do, teria assassinad­o Marcelo Tosta a tiros. Apesar do anúncio do endurecime­nto na fiscalizaç­ão dos próprios agentes, a posição da Guarda no caso da morte no Coliseu do Forró é aguardar as investigaç­ões. Ele garantiu que a arma utilizada no crime não era da instituiçã­o. “A depender da situação do inquérito, a corregedor­ia tomará suas providênci­as. Não dá para ficar associando a Guarda Municipal ao acontecido. Foi uma conduta particular, sem nenhum material bélico da instituiçã­o”, argumentou Rosa Lima. De acordo com a assessoria da Guarda Municipal, Nailton já fez cirurgia para remoção da bala, que estava alojada na perna, e deve passar por um novo procedimen­to. Após isso, o agente deverá ser encaminhad­o ao sistema prisional. “Ele já será afastado por decisão da própria polícia porque ficará impedido de exercer as atividades. Mesmo com essa decisão da prisão, vamos aguardar o resultado do inquérito”, adiantou Rosa Lima. O diretor informou que o agente está na corporação há oito anos e não houve registro de conduta irregular do servidor nesse período. De acordo com a Lei Federal 13.022/2014, que institui normas gerais para as guardas municipais, é assegurado ao agente o recolhimen­to à cela, isoladamen­te dos demais presos, quando sujeito à prisão antes da condenação definitiva. O diretor da Guarda Municipal também informou que todos os 1.258 agentes de rua receberão um curso em 2017, abordando questões como a interação do guarda com os cidadãos, o limite de atuação e os aspectos jurídicos ligados ao exercício da profissão. O curso está sendo elaborado pela Gerência de Desenvolvi­mento Humano do Centro de Formações em parceria com o Parque Social. O efetivo será divido em turmas e participar­á de aulas e oficinas em grupos de cerca de 150 agentes, que serão recuados de suas atividades para o treinament­o. De acordo com Maurício Rosa Lima, o treinament­o terá duração de oito meses e deve ser iniciado antes do Carnaval.

No início do mês passado, dois guardas municipais foram afastados do cargo por agredir uma mulher e agir com truculênci­a durante o atendiment­o de uma ocorrência no bairro do Campo Grande. Um vídeo, filmado por uma pessoa que estava na região, mostrou toda ação dos guardas no coletivo próximo a um ônibus. Nas imagens, é possível ver os agentes afastando, com violência, a vítima, que tenta filmar a conduta, mas acaba sendo agredida com chutes, tapas e puxões de cabelo. Em maio deste ano, o morador de rua Anderson Jorge Santana de Araújo, 33, foi morto a tiros durante uma ação do órgão no bairro do Comércio. Segundo a Polícia Civil, o principal suspeito do crime é o guarda municipal Joanildo Ferreira dos Santos. A ação também foi filmada por um cinegrafis­ta amador.

 ??  ?? Marcelo: morto com cinco tiros
Marcelo: morto com cinco tiros
 ??  ?? Nailton: guarda suspeito de crime
Nailton: guarda suspeito de crime

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil