Correio da Bahia

24h Chanceler Angela Merkel inicia corrida para quarto mandato

-

ALEMANHA A chanceler Angela Merkel venceu um novo mandato para liderar o partido conservado­r da Alemanha, a principal legenda do país, após reiterar uma posição mais dura sobre a imigração e sua intenção de prevenir uma repetição do grande influxo de imigrantes do ano passado. Merkel concorreu sem oposição na votação da União Democrátic­a Cristã (CDU), se posicionan­do assim para tentar concorrer a um quarto mandato como chanceler do país.

Ela teve 89,5% dos delegados, pouco menos do que os 96,7% da votação feita dois anos atrás. A votação aconteceu após um discurso em que ela demonstrou um tom fortemente mais conservado­r, afirmando a membros do partido que ela pretende conter o influxo de imigrantes, acelerar as deportaçõe­s de ilegais e banir o uso do véu pelas mulheres islâmicas quando possível.

Antes da votação, Merkel tinha se dirigido as suas fileiras para pedir apoio e unidade, após advertir que a campanha para sua reeleição como chanceler “não será fácil”. “Necessito de sua ajuda”, afirmou, para acrescenta­r que “está em nossas mãos conseguir o futuro que queremos para nosso país”. As próximas eleições gerais na Alemanha já são considerad­as muito mais difíceis do que as anteriores por causa da popularida­de que a direita radical representa­da pelo partido Alternativ­a pela Alemanha (AfD) vem ganhando. Merkel, que adotou uma postura ainda mais conservado­ra, dirigiu aos delegados um discurso de uma hora e meia no qual prometeu que, se ganhar as eleições, não haverá aumento de impostos. A chanceler admitiu que nem todos os refugiados que chegam à Alemanha poderão permanecer no país, mas garantiu que cada uma das solicitaçõ­es de asilo será avaliada individual­mente para determinar os que têm direito a ficar. Ela também se compromete­u a trabalhar intensamen­te para a integração daqueles que têm perspectiv­as de ficar e acelerar as expulsões dos que não estejam nessa situação. Merkel foi ovacionada ao se pronunciar a favor do veto aos véus islâmicos integrais “nos espaços públicos onde é possível sua proibição”, para ressaltar que em uma sociedade aberta temos que andar “com o rosto descoberto”.

 ??  ?? Atual chefe de governo discursa no congresso do seu partido, a CDU
Atual chefe de governo discursa no congresso do seu partido, a CDU

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil