Correio da Bahia

Recomeço decisivo

- Moysés Suzart moyses.suzart@redebahia.com.br

Na explosão da comemoraçã­o de um gol marcado, no canto das torcidas e na felicidade do título. Tudo hoje, na final da Copa do Brasil entre Grêmio e Atlético Mineiro, em Porto Alegre, parece ser uma gafe diante da dor que ainda machuca o peito de muitos brasileiro­s pelo acidente aéreo que matou 71 pessoas, entre elas membros da delegação da Chapecoens­e.

Porém, o futebol não é apenas um esporte. É um estilo de vida. Hoje, a partir das 20h45, em Porto Alegre, a bola precisa ganhar vida em meio ao caos, consolar os brasileiro­s e, quem sabe, recitar Clarice Lispector: “Chego a chorar, manso de tristeza. Depois levanto e de novo recomeço”.

Grêmio e Atlético-MG fazem o primeiro jogo de cunho nacional após a tragédia. A Arena Grêmio terá homenagens à Chapecoens­e e no futebol a expectativ­a é grande pelo título. Na partida de ida, em Minas, os gaúchos venceram os mineiros por 3x1. Gol fora de casa não é critério de desempate na final, mas vantagem de dois gols poderia deixar o Grêmio mais tranquilo, correto? Para o técnico tricolor Renato Gaúcho, o título ainda não tem dono.

Segundo Renato, é preciso respeitar muito o Atlético Mineiro e segurar a ansiedade. “Quem não quer ser campeão? Muitos do meu grupo nunca foram campeões. Eu passo isso para eles, é muito bom dar uma volta olímpica. É bom profission­almente em termos de contrato, entram para história do clube, não há dinheiro que pague isso. A história estará lá e serão lembrados como heróis. Isso já é o suficiente”, afirmou.

O Grêmio vai além da preocupaçã­o dentro das quatro linhas. Alguns atletas do time gaúcho pediram para que sua torcida não leve caixões de papelão para as arquibanca­das, em alusão ao possível rebaixamen­to do Inter. “Única forma é dizer que a gente vai estar ali, sendo profission­ais, como vocês estão sendo. Mesmo com a perda de amigos de vocês (imprensa), amigos nossos, temos que trabalhar. É nosso ganha-pão. Eu peço respeito dos torcedores para que não tragam nenhum tipo de caixão, de repente para tirar onda do nosso adversário. Não vai ser bem-vindo neste momento”, disse o lateral Edílson.

Grêmio e Galo fazem decisão na retomada do futebol brasileiro

GALO

Mesmo com a desvantage­m no jogo de volta, o Atlético Mineiro foi recebido com festa no embarque para Porto Alegre. A esperança ainda vive na torcida e nos atletas. “É uma vantagem difícil, mas temos que vencer jogando bom futebol. Tivemos vários jogos em que fizemos dois gols rápidos. Vamos tentar nos posicionar melhor e ficar com a bola”, contou Robinho, antes do embarque para a capital gaúcha. Mesmo suspenso, o atacante Fred viajou com a delegação, mas como torcedor.

 ??  ?? Maestro do Grêmio, meia Douglas é peça importante no time do técnico Renato Gaúcho
Maestro do Grêmio, meia Douglas é peça importante no time do técnico Renato Gaúcho
 ??  ?? Experiente, Robinho acredita que o Atlético poderá surpreende­r no jogo em Porto Alegre
Experiente, Robinho acredita que o Atlético poderá surpreende­r no jogo em Porto Alegre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil