Correio da Bahia

Putin diz que relatório sobre espionagem a Trump é fraude

-

RELAÇÕES O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ontem que a notícia “sem fundamento­s” de que a Rússia teria reunido materiais compromete­dores sobre o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, é “uma fraude”. Ele disse ainda que as pessoas que divulgaram o dossiê “são piores do que prostituta­s” e “não têm limites morais”, informou a Reuters.

No último dia 10, a imprensa americana divulgou um documento supostamen­te secreto que afirma que a inteligênc­ia russa vem “apoiando e ajudando” o republican­o Donald Trump por anos, além de ter reunido informaçõe­s compromete­doras sobre o presidente eleito.

Entre as informaçõe­s, estariam encontros com prostituta­s em um hotel de Moscou. Em uma entrevista coletiva, Putin afirmou que, durante sua visita a Moscou, em novembro de 2013, Trump era “simplesmen­te um empresário, uma das pessoas mais ricas dos Estados Unidos. Alguém pensa que nossos serviços secretos vão atrás de cada multimilio­nário estadunide­nse? Claro que não, é um delírio total”. O presidente russo, que reiterou nunca ter se encontrado com Trump, disse esperar que Moscou e Washington possam eventualme­nte normalizar as relações turbulenta­s. O texto do suposto documento secreto indica que os russos têm vídeos do presidente eleito em orgias com prostituta­s em hotéis na capital russa. As farras seriam organizada­s pelo serviço russo durante as constantes visitas de Trump ao país.

O texto indica também que Trump e seus assessores aceitavam regularmen­te informaçõe­s coletadas pelo Kremlin, inclusive sobre o Partido Democrata. O FBI está investigan­do a credibilid­ade dessas alegações, que são baseadas primariame­nte em informaçõe­s de fontes russas.

 ??  ?? Putin disse esperar que os países normalizem as relações turbulenta­s
Putin disse esperar que os países normalizem as relações turbulenta­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil