Correio da Bahia

Baianidade que resiste ao tempo e seduz

- Maryanna Nascimento maryanna.nascimento@redebahia.com.br

É de se esperar que uma música em que o refrão começa com ‘Eu vou atrás do trio elétrico, vou’ tenha sido composta por um folião fervoroso. No caso de Baianidade Nagô, canção de Evandro Rodrigues, 46 anos, não é bem assim. O hit de 1992, sucesso com a Banda Mel, foi feito por um jovem tímido de 20 anos num quartinho na Vila Naval da Barragem, Paripe. Baianidade Nagô foi eleita pelos leitores do CORREIO como a segunda melhor música do Carnaval de Salvador nos últimos 30 anos.

Segundo Rodrigues, ele nunca foi muito de farra, mas o Carnaval o inspira. “Eu sou aquele folião espectador e preciso me alimentar dessa loucura”, diz. Loucura era também o que o seu pai, Erivan Paula Rodrigues, militar aposentado, achava na época sobre a festa e a ideia do filho de fazer carreira com música. Mas isso não freou o rapaz que estava no terceiro ano de Contabilid­ade na Universida­de do Estado da Bahia (Uneb), até porque a sua mãe, Maria das Graças, e sua avó, Natália Lessa, o apoiaram desde a compra do primeiro violão.

Certo dia, Evandro voltava da rua e a melodia de Baianidade Nagô surgiu. Ele correu para a casa e gravou a inspiração em uma fita cassete. Depois disso, “elaborei a letra com calma, devagarinh­o”, lembra. A gravação, que traz no título a ideia da baianidade junto à influência africana, saiu de Paripe diretament­e para o escritório da Banda Mel, que na época ficava na Barra. Essa escolha do compositor se deu porque ele considerav­a a música “a cara da banda”.

Jailton Dantas era o diretor musical da banda e o responsáve­l pela escolha do repertório. “Ele estava saindo quando eu entrei no escritório, mas eu não sabia que era ele quem gravava os discos”, conta. A secretária sugeriu que o compositor voltasse depois, mas ele preferiu deixar a fita no local e depois de uma semana decidiu ligar para saber o que

Hit da Banda Mel foi feito por um jovem tímido do Subúrbio, em 1992

 ??  ??
 ??  ?? Evandro Rodrigues, 46, compôs Baianidade Nagô
Evandro Rodrigues, 46, compôs Baianidade Nagô

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil