Correio da Bahia

24h MP quer ampliar liberação do Uber

-

OUTROS CASOS O Ministério Público Estadual (MPE) entrou com um pedido, ontem, para participar do processo judicial em que o motorista do Uber Adiel Marinho da Silva conseguiu uma liminar para exercer livremente a atividade em Salvador.

Com a solicitaçã­o, feita pela procurador­a-geral de Justiça Ediene Lousado, o MPE afirma que quer colaborar com a decisão judicial que está sob responsabi­lidade do juiz da 8ª Vara da Fazenda Pública, Augusto Gomes Borges. O objetivo do MP é ajudar a resolver não apenas o processo de Adiel, mas solucionar também causas com mérito semelhante. “O objeto discutido no presente mandado de segurança e a lúcida concessão da liminar pleiteada, impedindo que a fiscalizaç­ão pública municipal atue e recolha o veículo do impetrante, revela-se de extrema relevância social e jurídica, visto que demais motoristas do sistema de transporte Uber encontram-se em situação similar”, afirma Lousado.

Por meio de nota, Ediene Lousado e o promotor de justiça Cristiano Chaves informaram que a decisão no mandado de segurança interessa ao MP baiano por ter relação com uma Ação Direta de Inconstitu­cionalidad­e (Adin) movida pela instituiçã­o no último mês de junho contra a Lei Municipal 9.066/2016, que proibiu o transporte remunerado de pessoas em veículos particular­es no município de Salvador. Nessa ação, o MPE considerou que a norma municipal invadiu competênci­a legislativ­a exclusiva da União e violou os princípios assegurado­s pelas Constituiç­ões Federal e Estadual da Bahia, como a liberdade no exercício de qualquer trabalho, da livre concorrênc­ia e do livre exercício de atividade econômica. Responsáve­l pela regulament­ação da lei municipal e pela fiscalizaç­ão do transporte, a Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que não deve recorrer da decisão da justiça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil