Correio da Bahia

É proibido é o lema, baby

- Priscila Natividade priscila.natividade@redebahia.com.br

O sapo, a rã, a cobra, a gia. Os irmãos Mário e Luigi, paquitas, cupidos garis, Rei Leão, super-heróis, príncipes, princesas, Frida Kalo e até mesmo Marcela Temer – bela, recatada e do lar (e de aliança) - marcaram presença. O que o bloco Mascarados comemorou mesmo na quinta-feira de Carnaval foi a maioridade.

Há 18 anos o trio desfila no circuito Barra-Ondina levando uma pipoca de fantasiado­s. Entre eles, o funcionári­o público que se descobriu príncipe africano Akio Frota, 42 anos. “Há 18 anos venho nos Mascarados. Pra mim, o Carnaval só começa depois que o bloco sai”.

Após se envolver na polêmica com o Trio Respeite as Mina e de sofrer protestos feministas, aMárcia Castro comandou os Mascarados no circuito Dodô e reforçou durante todo o percurso mensagens de respeito às mulheres. “Vim inspirada em Grace Jones, uma atriz e cantora negra. É muito importante manter o bloco e a importânci­a da fantasia. Estou feliz em estar aqui nesse bloco maravilhos­o. Está dada a largada dos Mascarados”, afirmou a cantora.

O bloco trouxe ainda como convidados a cantora Sandra de Sá. Para ela estar no Carna- val de Salvador é viver a diversidad­e. “Eu vim na estreia dos Mascarados há 18 anos, quando vi o bloco nascer. A proposta é diferencia­da e é isso que a gente vive aqui no bloco”.

O rei e a rainha escolhidos foram Paulinho Boca de Cantor e a jornalista Rita Batista. Ao iniciar o reinado, o recado do novo rei, coroado pelo cantor Gerônimo, foi um só: “O meu decreto é alegria, felicidade total. É proibido proibir é o lema dos Mascarados”, disse Paulinho. “Os Mascarados têm 18 anos, alcançou maiori-

NOITE DOS MASCARADOS Com a promessa de só sair no lixo, os cupidos garis Rafael de Jesus (22), Igor Felipe (21), Rafael Pinho (20), Iuri Rodrigues (20), Evan Salvador (22) e Marcelo Santos (21) garantiram que não iam deixar passar nada durante todo o percurso do bloco. “É uma música de Marília Mendonça que toca muito a gente, por isso resolvemos transforma­r essa sofrência toda em fantasia”, contou um dos foliões.

Mas nem só de pegação vive o Carnaval, como afirma Alex Colletti (38), que veio fantasiado de Irmãos Mário junto com o companheir­o Pedro Oliveira, 38. “Sempre gostamos de Mário e Luigi. São personagen­s da infância. Se fantasiar é um prazer”, contou Alex que seguiu de mãos dadas com Pedro até Ondina.

Teve show também das paquitas Eduardo Monteiro (28), Milton Silva (37), Diego Arique (27) e Denny Macedo (30), que levaram cerca de três horas para colar todas as lantejoula­s e adereços na roupa. “A gente fez sucesso ano passado e resolveu repetir a dose”, contou uma delas.

Outro que gastou um tempinho na produção foi o dançarino Jorge Oliveira, 32, que chegou na Barra azul da cabeça aos pés, fantasiado de Mística, um dos mutantes dos X-Men. “O filme estava passando ontem na TV e eu tratei logo de providenci­ar a tinta. Estou me pintando desde as 16h. Vai dar trabalho de tirar essa tinta toda, mas o Carnaval vai ser todo azul”.

Bloco completou 18 anos com muita alegria e fantasia no Barra-Ondina

ATÉ O MOTEL

O bloco serviu ainda de lugar para empoderame­nto. A pintora Frida Kahlo foi outra personalid­ade pop representa­da. “Pensei hoje mesmo antes de vir para cá. Peguei um vestido que já tinha no guarda-roupa e aí pensei: ‘Vou mandar uma Frida aí’”, contou a musicista Tatiana Frade, 37.

E sem alguém tem dúvida se a fantasia chega realmente inteira após quase três horas de percurso, o professor Jonas Rodrigues, 28, responde: “Garanto que chego fantasiado de noiva até o final, sim. Em 2016, cheguei com a fantasia ainda até o motel”, brinca.

 ??  ?? Paulinho Boca, Gerônimo e Marcia Castro
Paulinho Boca, Gerônimo e Marcia Castro
 ??  ?? O folião honrou o nome do bloco
O folião honrou o nome do bloco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil