Correio da Bahia

Na boca do povo

- Clarissa Pacheco e Amanda Palma mais@redebahia.com.br

Há 32 anos, o mundo se encantava com o videoclipe gravado por 45 artistas da canção We Are The World, de Michael Jackson e Lionel Richie, para arrecadar fundos para combater a fome na África. Três anos depois, um publicitár­io baiano achou que a Bahia podia ter o seu próprio We Are The World. E teve.

O publicitár­io era Nizan Guanaes, o cliente, a Ótica Ernesto, e a fome na África estava para We Are The World como as Obras Sociais de Irmã Dulce esteve para a baianíssim­a We Are The World of Carnaval, composta em 1988.

A canção escolhida como a melhor música do Carnaval dos últimos 30 anos pelos leitores do CORREIO nasceu como uma peça publicitár­ia, mas ganhou os trios elétricos e se eternizou como hino do carnaval soteropoli­tano.

“Nós criamos a música We Are The World of Carnaval na época para o cliente Ótica Ernesto. E é uma saudação de Verão, um videoclipe de Verão, feito pelos principais nomes da música baiana para ser a versão baiana do We Are The World, que na época Michael Jackson e o maestro Quincy Jones estavam fazendo nos Estados Unidos”, lembra Nizan Guanaes, o compositor.

A versão original do videoclipe, de 1988, reuniu os principais nomes da música baiana da época: Lazzo Matumbi, Margareth Menezes, Ricardo Chaves, Durval Lelys, Daniela Mercury, Laurinha Arantes. Juntos, cantaram em 2m43s o que seria um dos maiores sucessos do Carnaval da Bahia.

Composta por Nizan Guanaes, música foi criada para comercial

HOMENAGEM

Em uma enquete lançada no íncio de fevereiro, leitores do CORREIO elegeram as cinco melhores músicas do Carnaval dos últimos 30 anos. We Are the World of Carnaval ficou em primeiro lugar, com 2.269 votos e ganhou uma releitura do videoclipe de 1988, gravado agora com novos nomes da música baiana.

Entre os intérprete­s, estão Pierre Onassis, Tuca, Ju Moraes, Gandhy e Ilê Aiyê.

 ??  ?? Videoclipe original de 1988 teve Margareth Menezes
Videoclipe original de 1988 teve Margareth Menezes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil