Correio da Bahia

24h Animação carnavales­ca toma conta das ruas de todo o país

-

FESTA TÍPICA Nada de arrocho, de reforma da Previdênci­a, alta do desemprego, ou escândalos de corrupção. Me libera, nega. O que teve vez ontem em todo o Brasil foi a alegria contagiant­e do sábado de Carnaval. Dia do Galo da Madrugada, no Recife, do Cordão da Bola Preta, no Rio, e de desfiles de escolas de Samba em São Paulo, no Rio e entre outras festas dignas de nota em todos os rincões. Segundo a Riotur, órgão de turismo da prefeitura do Rio de Janeiro, um milhão e trezentas mil pessoas pularam o carnaval de rua da cidade. Foram 800 mil foliões acompanhan­do o desfile do mais tradiciona­l bloco da cidade, o Cordão da Bola Preta, que começou por volta das 10 horas, no Centro. Já o Bloco da Favorita arrastou 500 mil de pessoas em Copacabana. E não foi só isso, a Riotur tinha na planilha nada menos que 78 blocos agendados para desfilar na cidade até a noite. O desfile do Bola Preta terminou por volta de 14 horas. O bloco tem como porta-estandarte a atriz Leandra Leal. A rainha é a cantora Maria Rita. Já o cantor Neguinho da Beija-Flor foi um dos cantores das marchinhas tradiciona­is tocadas pelo bloco.

As ruas centrais do Recife, em Pernambuco, foram tomadas pelos foliões do Galo da Madrugada, no desfile que abre os festejos carnavales­cos na cidade. Considerad­o pelo Guiness Book (Livro dos Recordes) o maior bloco do mundo, o Galo arrastou uma multidão de 2 milhões de pessoas segundo a Polícia Militar pernambuca­na. A animação foi garantida pela presença de 30 trios elétricos e seis alegorias. Este ano, o Galo da Madrugada desfilou pela primeira vez com o título de Patrimônio Imaterial de Pernambuco e homenageou os cantores Alceu Valença e Jota Michelis, além do apresentad­or Chacrinha.

Em São Paulo, a escola de samba Unidos de Vila Maria desponta como uma das favoritas ao título de campeão do Carnaval deste ano. O tema do enredo foi a passagem pelos 300 ano da aparição de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba. Na contramão de outras escolas e do imaginário carnvalesc­o, a apresentaç­ão da Vila Maria não teve mulher seminua ou insinuaçõe­s eróticas. “Foi tudo muito bonito, não houve nada que desabonass­e o desfile, foi uma bela homenagem, conforme o combinado”, afirmou o padre Tarcísio Mesquita, coordenado­r do Vicariato de Pastoral.

 ??  ??
 ??  ?? Galo da Madrugada arrastou dois milhões de foliões no Recife
Galo da Madrugada arrastou dois milhões de foliões no Recife
 ??  ?? Escola de samba Vila Maria homenageou Nossa Senhora Aparecida
Escola de samba Vila Maria homenageou Nossa Senhora Aparecida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil