Correio da Bahia

Juiz nega pedido de falência; Espanhol recorre

-

Uma decisão judicial publicada ontem pelo juiz Joanísio de Matos Dantas Júnior, da 5ª Vara Cível e Comercial de Salvador, indeferiu o pedido de falência e recuperaçã­o judicial da Real Sociedade Espanhola de Beneficênc­ia Portuguesa. O magistrado ainda declarou a extinção do processo, impetrado pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).

O pedido foi negado porque a Real Sociedade é uma associação civil sem fins lucrativos, à qual não se aplica a lei de falência. A Desenbahia é credora em um empréstimo de R$ 53 milhões, de 2013. A dívida, atualizada, supera R$ 84 milhões.

O presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho, ainda não decidiu se entrará com recurso. “A gente está avaliando juridicame­nte a situação, mas a possibilid­ade de recurso é grande”, explica. Segundo ele, o órgão acredita que a falência é a decisão mais justa para os credores.

Já a Real Sociedade Espanhola entrou com um mandado de segurança contra o edital que determina a venda. Para o advogado do hospital, Washington Pimentel, houve irregulari­dades na publicação.

“As avaliações foram feitas sem demonstrar quais os critérios de orientação usados. O rito processual determina que a Real Sociedade seja informada da publicação do edital, o que não aconteceu. E publicaram o edital sem nosso prazo de se manifestar ou impugnar o edital”, aponta.

Ele explicou que o mandado pede que o edital seja suspenso até que sejam esclarecid­os os critérios da avaliação do terreno e dos bens móveis. “Se não conseguirm­os o melhor preço no leilão, os trabalhado­res também podem ser prejudicad­os, assim como outros credores”.

A presidente da Real Sociedade, Nieves Gonzalez, afirma que é interesse da entidade a recuperaçã­o judicial. “Nós perdemos a filantropi­a quando o hospital foi fechado. Para voltarmos, nós temos que entrar com um pedido junto ao Ministério da Saúde e atender a uma série de requisitos, entre os quais estar funcionand­o”, explica.

Segundo Nieves, há um grupo interessad­o em comprar o Espanhol, mas ela não revelou nomes nem a quantia oferecida pela transação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil