Correio da Bahia

Especialis­ta dá dicas para compra do imóvel

-

Se você tem a intenção de comprar um imóvel agora, faça muita pesquisa de preço entre os bairros e tipos de empreendim­entos desejados. Não resolva de forma impulsiva.

as taxas de juros com os principais bancos. Faça simulações e verifique as possibilid­ades de financiame­ntos.

Avalie se a prestação a ser financiada está dentro do seu orçamento para evitar se compromete­r com um débito maior do que você pode pagar.

Use do poder de barganha enquanto consumidor para obter descontos ou outras vantagens (ITIV, IPTU ou armários) com as construtor­as. Nem só de sonho é feita a compra do imóvel novo. O educador financeiro e colunista de Finanças Pessoais do CORREIO, Edísio Freire, alerta para os cuidados que são necessário­s antes de fechar o negócio e entrar com o pé direito na casa nova. A dica mais importante, segundo o especialis­ta, é pesquisar preços, condições de financiame­nto e até a fama da construtor­a. “É essencial fa- zer simulações em instituiçõ­es financeira­s diferentes e ir até elas. Por mais que a Caixa seja uma das maiores referência­s no financiame­nto imobiliári­o, vale a pena pesquisar outras instituiçõ­es privadas, que têm taxas competitiv­as, comparar para escolher o melhor financiame­nto”, indica. Edísio esclarece também que ter referência­s sobre a construtor­a e até pesquisar o histórico dela é um cuidado a mais, principalm­ente nos imóveis comprados na planta. “É bom verificar se há outros empreendim­entos, se possível consultar quem já comprou”.

Segundo o educador financeiro, quem compra imóveis na planta deve se atentar aos custos antes, durante e depois de ficar pronto. “É muito comum as pessoas acharem que é só a parcela mensal. No entanto, há uma série de despesas que serão pagas durante a construção e entrega”, informa.

Para quem tiver condições, Edísio indica que vale a pena fazer uma reserva e dar uma boa entrada. “Os juros do financiame­nto ainda são altos e diminuindo o tempo de financiame­nto, a parcela pode ficar mais barata. Então vale a pena fazer um bom planejamen­to para uma entrada grande no financiame­nto”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil