Correio da Bahia

Pânico em Londres

- Hagamenon Brito e Agências hagamenon.brito@redebahia.com.br

Atentado na capital inglesa deixa 5 mortos e 40 feridos

O terror voltou a atacar na Europa. Ontem, data em que, há um ano, atentados em Bruxelas, na Bélgica, deixaram 32 mortos, um homem matou ao menos quatro pessoas e feriu outras 40 após um ataque nos arredores do Parlamento britânico, em Londres. A ação está sendo tratada pelas autoridade­s como um ato terrorista. O agressor foi morto pela polícia.

De acordo com as autoridade­s londrinas, o suspeito avançou com o carro, um Hyundai i40 (vendido no Brasil como New Tucson), na direção de pedestres na ponte Westminste­r, na região do Parlamento, antes de colidir com uma grade do prédio.

O agressor, cuja identidade não foi revelada, saiu do carro e esfaqueou um policial na entrada do Parlamento antes de ser morto pelos policiais. O agente esfaqueado e outras três pessoas atropelada­s na ponte morreram, afirmou Mark Rowley, chefe da divisão de contraterr­orismo da polícia de Londres.

Orientada pelas forças de segurança, a Câmara dos Comuns encerrou suas atividades. Legislador­es e jornalista­s foram mantidos durante horas dentro do Westminste­r Hall, onde era realizada a sessão legislativ­a no momento do ataque.

THERESA MAY

Quarta-feira é o dia da tradiciona­l sessão em que o primeiro-ministro responde a questionam­entos dos membros do Parlamento. O porta-voz da primeira-ministra Theresa May não informou a localizaçã­o dela no momento do ataque. Ela foi retirada do Parlamento, segundo o jornal The Guardian, por ao menos oito homens armados minutos após o incidente.

May convocou uma reunião do comitê de segurança do governo para discutir a resposta ao ataque. Em nota, Ela se solidarizo­u com as vítimas: “Os pensamento­s da primeira-ministra e do governo estão com aqueles mortos e feridos neste horrendo incidente, e com as famílias deles".

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, exaltou a “bravura” dos policiais e dos trabalhado­res dos serviços de emergência que atuaram ontem: “Uma grande investigaç­ão está em curso”, disse.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil