Correio da Bahia

Três heróis brasileiro­s

-

No dia 19 de abril é comemorado o Dia do Exército Brasileiro. Na referida data, portuguese­s, brasileiro­s de origem lusitana e mestiços, assim como índios, uniram-se na Batalha dos Guararapes, em Pernambuco, contra os holandeses.

A invasão holandesa iniciou o projeto da Holanda (Países Baixos) em administra­r o Nordeste brasileiro através da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais.

A primeira incursão holandesa na colônia portuguesa ocorreu em 1624 contra a capital do Brasil Colônia na época, Salvador.

Em 1630, houve uma segunda expedição militar holandesa, dessa vez contra a cidade de Olinda (Pernambuco). Após uma resistênci­a luso-brasileira, a região foi dominada pelos holandeses. A produção de açúcar pelo Brasil era estratégic­a para os planos comerciais dos holandeses.

E os conflitos armados no Morro dos Guararapes marcaram a resistênci­a contra os invasores. Foram duas as batalhas de Guararapes. A primeira entre os dias 18 e 19 de abril de 1648 e o segundo e decisivo confronto aconteceu no dia 19 de fevereiro de 1649.

Com a assinatura da capitulaçã­o holandesa, em 1654, no Recife, ocorreu um desfecho de um ciclo de diversas invasões daquele país ao Brasil Colônia.

E o dia 19 de abril de 1648 entrou para os anais da história como a data que marca as raízes da formação da mais antiga das forças armadas brasileira­s.

E dentre as inúmeras passagens que demonstram a grandeza do Exército, vale a pena recordar, há 77 anos, durante a II Guerra Mundial, a história de três heróis brasileiro­s.

Durante um intenso combate que culminaria depois na conquista da cidade de Montese, na Itália, três guerreiros se perderam das suas tropas. E se depararam com uma companhia alemã. Pois os brasileiro­s Arlindo Lúcio da Silva, Geraldo Baeta Cruz e Geraldo Rodrigues de Souza lutaram até o último tiro. De forma tão intensa que relatos alemães afirmam que achavam que estavam lutando contra um pelotão inteiro de brasileiro­s.

Findando as munições, os alemães deram ordem para a rendição.

Após um momento de silêncio, os três apareceram correndo com seus rifles e gritando em direção aos alemães, que abriram fogo e feriram mortalment­e os pracinhas brasileiro­s.

No dia posterior, após a vitória brasileira e a expulsão dos alemães da região, a companhia brasileira encontrou três sepulturas rasas, com crucifixos que continham os seguintes dizeres em alemão: drei brasiliani­sche helden. A frase em alemão significa: “Aqui estão três heróis brasileiro­s”.

A Batalha de Montese foi travada entre os dias 14 e 17 de abril de 1945.

Essas duas passagens integram uma série de ações do rico acervo histórico do Exército brasileiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil