Correio da Bahia

Relator desiste de idade mínima de 60 anos para policiais

-

Após nunciar que os policiais teriam uma idade mínima de 60 anos para aposentado­ria, o relator da reforma da Previdênci­a, Arthur Maia (PPS-BA), cedeu à pressão e alterou as regras. Ele afirmou que está tentando definir a idade inicial de transição da categoria para 55 anos a partir de 2020 e a definitiva, “algo próximo” a que será estabeleci­da para os militares posteriorm­ente.

Atualmente, os policiais não têm idade mínima para aposentado­ria. O anúncio do relator ocorreu após a reunião que teve com representa­ntes da categoria na Câmara. Do lado de fora, policiais civis protestara­m contra a reforma e tentaram invadir o prédio. O movimento terminou com quebra-quebra na chapelaria do Congresso, principal entrada do Legislativ­o.

O protesto começou no gramado em frente ao Congresso, onde os policiais fincaram cruzes. De lá, manifestan­tes avançaram em direção à Câmara. Impedidos de entrar, quebraram as vidraças. Policiais legislativ­os reagiram com bombas de gás e spray de pimenta.

Segundo o deputado Lincoln Portela (PRB-MG), pelo menos seis policiais foram detidos. Arthur Maia chamou de “vândalos” os policiais que promoveram o quebra-quebra. Em entrevista após a reunião, ele disse que estava negociando com policiais. “Não com esses vândalos que quebraram o Congresso e que espero que sejam punidos”. Na avaliação do relator, os policiais quiseram mostrar com o protesto que “a violência compensa”.

 ??  ?? Policias civis quebraram vidro da entrada e tentaram invadir a Câmara dos Deputados; polícia legislativ­a usou spray de pimenta e bombas de gás
Policias civis quebraram vidro da entrada e tentaram invadir a Câmara dos Deputados; polícia legislativ­a usou spray de pimenta e bombas de gás
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil