Correio da Bahia

Em dia de protesto contra Maduro, dois jovens morrem na Venezuela

-

BALEADOS Uma jovem de 23 anos morreu durante uma manifestaç­ão contra o governo do presidente Nicolás Maduro, em San Cristóbal, cidade do sudoeste da Venezuela. Essa foi a segunda morte registrada no país, ontem, dia em que ocorreu a “mãe de todas as manifestaç­ões”, como apelidou a oposição.

Segundo a prefeita de San Cristóbal, Patricia Gutiérrez, a jovem morreu após ser baleada por supostos seguidores do governo venezuelan­o. Horas antes, em Caracas, um jovem de 17 anos morreu após ser atingido por um disparo na cabeça em local próximo dos protestos. A informação foi confirmada pelo diretor do Hospital das Clínicas de Caracas, Miguel Salomón, à agência Associated Press. O Ministério da Informação não respondeu a um e-mail da agência Reuters pedindo um comentário sobre o incidente. “Ainda é muito recente, temos dados preliminar­es, mas [a vítima] recebeu um disparo na cabeça”, disse um funcionári­o do Ministério Público à AFP. A ONG Provea, que trabalha com direitos humanos, afirmou que a morte aconteceu no contexto das manifestaç­ões.

Esse foi o sexto dia de protestos, só neste mês de abril, contra o presidente venezuelan­o, Nicolás Maduro. Apoiadores do presidente também participam de atos públicos. A nova manifestaç­ão aconteceu um dia depois do governo ativar plano para impedir um suposto golpe militar. Os oposicioni­stas criticam Maduro por, em sua visão, arruinar a democracia e mergulhar a economia no caos. As multidões que foram às ruas, ontem, chegaram a centenas de milhares, incluindo os apoiadores de Maduro que realizaram contramani­festação na capital, incentivad­os pelo presidente. As passeatas opostas renderam comparaçõe­s com os confrontos entre manifestan­tes pró e antigovern­o no ano de 2002 que desencadea­ram um breve golpe de Estado contra o falecido líder Hugo Chávez.

 ??  ?? As multidões que foram às ruas chegaram a centenas de milhares, incluindo os apoiadores do presidente
As multidões que foram às ruas chegaram a centenas de milhares, incluindo os apoiadores do presidente
 ??  ?? Os confrontos de ontem renderam comparaçõe­s com protestos de 2002
Os confrontos de ontem renderam comparaçõe­s com protestos de 2002

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil