Correio da Bahia

Racionamen­to Antecipado

- NELSON MARINHO

Cerca de 70 bairros de Salvador e de cidades da Região Metropolit­ana ainda estavam sem acesso à água potável, ontem, 36 horas depois de a Embasa ter suspedido, às 6 da manhã da quarta-feira

(19/4), o serviço para reparar uma adutora na Avenida Bonocô, no centro da capital baiana. A promessa da estatal era a de que a obra estaria pronta às 18 horas da própria quarta-feira, mas, ainda segundo a empresa, as chuvas que atingiram a cidade atrasaram a finalizaçã­o dos reparos. A Embasa também garantiu que o fornecimen­to de água encanada será normalizad­o até amanhã.

Na quarta-feira, a Embasa suspendeu o fornecimen­to de água para um total de 200 bairros e localidade­s de Salvador e Região Metropolit­ana, tanto para realizar o conserto na adutora da Bonocô quanto para implantar um sistema que vai possibilit­ar a transposiç­ão de águas da represa da Pedra do Cavalo para a barragem do Joanes II. Os locais afetados por essa segunda obra já estão com o serviço normalizad­o desde a madrugada de ontem, de acordo com a empresa.

CRIATIVIDA­DE

E se a água falta na torneira é hora de colocar a criativida­de em ação. No bairro do Tororó, no centro da capital, a falta d’água mudou a rotina da Associação dos Estudantes Ipiraenses (Aeipi). “Tem gente aqui que está desde ontem sem tomar banho”, contou Taise Oliveira, 24 anos. “A solução tem sido pegar água em casas que possuem reservatór­io ou deixar algumas atividades de lado, como não ir para aula”, completou.

Sem perder o bom humor, o o empresário Adenilson Oliveira, 30, disse que armazenou seis garrafões de água mineral para não perder a data de inauguraçã­o de seu restaurant­e no bairro do Garcia. Cada garrafão custou R$ 6 e ele prevê que se a água não chegar à torneira nos próximos dias terá de pedir um caminhão-pipa. “Haja água pra lavar tanta lambreta e caranguejo”, disse.

Praticando a política da boa vizinhança, o aposentado Severino Pereira, 74, tem compartilh­ado com os vizinhos o pouco de água que ele reservou em dois tanques com capacidade para 500 litros cada. “Desde ontem, já foram 10 baldes servidos para os conhecidos, teve até gente que veio com a vasilha do café”, disse. Em contrapart­ida, ele pretende contar com a ajuda dos parentes caso o abastecime­nto não volte ao normal nos próximos dias.

COSTUME

Moradora de Periperi, a doméstica Rita de Cássia Souza, 52, foi precavida. Ao saber que a água seria temporaria­mente cortada na quarta-feira, encheu baldes e o reservatór­io. Esforço que valeu a pena. “Felizmente, nunca passei por essa situação de não ter água. Eu e meus vizinhos sempre fazemos isso”. Para ela, a água voltou ontem.

 ??  ?? Tororó: Taise mostra louça à espera da água para ser lavada
Tororó: Taise mostra louça à espera da água para ser lavada
 ??  ?? Garcia: Empresário teve custo extra para inaugurar restaurant­e
Garcia: Empresário teve custo extra para inaugurar restaurant­e
 ??  ?? Periperi: Rita encheu baldes para não sofrer com a falta d’ água
Periperi: Rita encheu baldes para não sofrer com a falta d’ água

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil