Correio da Bahia

Temor chega aos pais

- Amanda Palma, Saulo Miguez e Vinicius Gericó mais@redebahia.com.br

São quase dois meses cumprindo tarefas, quase sempre escondidas dos pais, e que podem resultar em morte. O assunto suicídio veio à tona recentemen­te por dois motivos: o ‘jogo’ mortal russo Baleia Azul, que estabelece desafios, cujo resultado é pôr fim à própria vida, e a série 13 Reasons Why (Os 13 Porquês), da Netflix, que trata de bullying e suicídio. No Brasil, mais de 10 casos de tentativas de suicídio entre adolescent­es já estão em investigaç­ão e o temor chegou aos pais e às escolas.

Um dos casos mais recentes aconteceu na Bahia. No início da tarde de ontem, o corpo da adolescent­e Ana Vitória Sena de Oliveira, 16 anos, foi encontrado no Rio São Francisco, na cidade de Petrolina (PE). Segundo a polícia, há a suspeita de que Ana Vitória, que morava em Juazeiro, no norte baiano, e estava desapareci­da desde a última segunda-feira (17), tenha cometido suicídio.

Segundo a polícia, não há sinais aparentes de violência. A garota deixou uma carta de despedida aos pais e ao namorado, em que diz “neste momento estou pulando da ponte”. No celular dela, os familiares encontrara­m o ‘jogo’.

Outra adolescent­e, de 17 anos, fez uma inscrição no pulso com a palavra “Fim”, na cidade de São Félix, no Recôncavo Baiano, e foi internada em um hospital da cidade.

O ‘jogo’ Baleia Azul começou na Rússia e o boato de que suicídios estariam relacionad­os a ele chegou ao Brasil este ano. Junto com ele, a suspeita de que as tentativas aqui também estariam relacionad­as ao jogo. Diante do viral, a Polícia Federal, em Pernambuco, emitiu um comunicado para alertar pais e responsáve­is sobre os riscos.

INDUÇÃO

Os jovens se interessam pelo Baleia Azul na tentativa de superar desafios propostos e vencer “momentos” de tristeza, como relatam vídeos publicados na internet. Entre as tarefas proposta pelo ‘jogo’ estão assistir filmes de terror de madrugada e fazer cortes em diversas partes do corpo. Ao final, o participan­te é convocado a cometer o suicídio.

Embora venha sendo chamado de jogo, o que o Baleia Azul faz, no final das tarefas induzir a um suicídio - é considerad­o crime pelo Código Penal Brasileiro.

O artigo 122 determina que “induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça” é crime. A pena, de reclusão de dois a seis anos - se o suicídio se consumar - ou de um a três anos se resultar em lesão corporal grave -dobra se a vítima for menor de 18 anos.

Escolas começam a discutir o tema; na Bahia, corpo de jovem é achado

ESCOLAS

Em Salvador, algumas escolas já se mobilizam para prevenir as consequênc­ias dos desafios. O Colégio Salesiano divulgou um informe para a comunidade escolar destacando os problemas que podem ser causados pelo jogo e também pela série 13 Reasons Why.

Segundo a psicóloga do colégio, Cynthia Tanajura, as pessoas mais próximas de possíveis alvos (crianças e adolescent­es) devem entender que elas já estão doentes e por isso se envolvem.

“Quando o jogo e a série

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil