Correio da Bahia

Projeto Axé divulga o perfil das ruas

-

Na próxima semana, o Projeto Axé vai divulgar os dados completos de uma pesquisa realizada entre maio e agosto de 2016 sobre a população em situação de rua em Salvador. A partir de um mapeamento da cidade, a entidade foi às ruas com 120 pesquisado­res – entre estudantes da Universida­de Federal da Bahia (Ufba), membros do Movimento de População em Situação de Rua, integrante­s da Associação dos Baleiros e educadores sociais do próprio projeto.

Durante quatro dias, eles foram às ruas observar, em diferentes turnos, quem ocupava aqueles espaços: o total foi de 22.942 pessoas. Mas, com auxílio do Departamen­to de Estatístic­a da Ufba, chegaram a um modelo que estima o máximo e o mínimo de pessoas, com um controle de repetição por turno. Assim, chegaram ao mínimo de 14 mil pessoas e ao máximo de 17,3 mil nas ruas.

“Os baleiros foram contados como pessoas em situação de rua, porque consideram­os que a situação deles não é diferente. A miséria, sobretudo nesses três últimos anos, voltou de tal forma no Brasil, que apesar de o sujeito não estar dormindo na rua, vive condições de violações de direitos tão graves quanto aqueles. E eles fazem da rua um espaço de sobrevivên­cia e socializaç­ão, porque a miséria não está nem mais cabendo no barraco”, afirma o diretor do projeto, Marcos Cândido.

Itapuã Para público feminino

San Martin Para casais com crianças

Pau da Lima Para o público masculino

Vasco da Gama Para o público masculino

Adra Casa de passagem para homens e mulheres adultos; abrigo institucio­nal para homens adultos

Aspec Abrigo institucio­nal para jovens e homens adultos

Casa das Pérolas Casa de passagem para adultos

ISI Casa de passagem para homens e mulheres adultos e abrigo institucio­nal para homens adultos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil