Correio da Bahia

Barrados na Concha

-

A estudante de Geografia Juliana Sodré, 30 anos, teve que voltar para casa ao ter seu comprovant­e de matrícula rejeitado como documento de meia-entrada no show O Grande Encontro, que reuniu Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), na noite de ontem. “É constrange­dor”, disse ela, que estava acompanhad­a de dois amigos que conseguira­m entrar.

Assim como Juliana, diversos estudantes foram barrados e se revoltaram com a exigência da carteira de estudante, prevista em lei federal de 2013. Na última semana, dois seguranças do TCA foram agredidos ao impedir o acesso daqueles que estavam sem a Carteira de Identifica­ção Estudantil (CIE), único documento válido para comprovaçã­o da meia-entrada.

Valnei Santos foi atacado com chutes, na porta do show do cantor Pedro Mariano, anteontem à noite, e Cosme Beléns foi agredido no rosto, na noite do dia 15. Foi prestada queixa, nos dois casos, e a 1ª Delegacia Territoria­l, nos Barris (1ª DT/Barris), está responsáve­l pela investigaç­ão. “É a primeira vez, em 24 anos, que me agrediram, não só com murros, mas pontapés”, lamentou Cosme, em entrevista à TV Bahia.

A Lei 12.933 passou a ser cumprida com mais rigor depois que a União dos Estudantes do Brasil (UEB) entrou com uma representa­ção no Ministério Público da Bahia (MP-BA), exigindo mais rigidez na sua aplicação. Diante disso, o MP notificou todos os equipament­os culturais - só o TCA já recebeu duas notificaçõ­es neste ano.

“Há uma pressão enorme para que a gente aplique a lei e os estudantes devem ter consciênci­a. A notificaçã­o pode, inclusive, fechar o teatro. Estou impression­ado com o nível de agressivid­ade. A entrada virou um campo de guerra”, afirmou o diretor do TCA, Moacyr Gramacho, 55.

Coordenado­r da UEB em Salvador e Região Metropolit­ana, o estudante de Administra­ção Thauan Alves dos Santos, 24, reforçou a necessidad­e da fiscalizaç­ão. “Os estudantes têm que entender que muitas pessoas estavam comprando ingressos sem ser estudantes e outras estavam fraudando o comprovant­e (de matrícula) para comprar a

 ??  ?? Público se aglomera na entrada da Concha Acústica, antes do show O Grande Encontro; estudantes criticam ação da UEB que exige a carteira
Público se aglomera na entrada da Concha Acústica, antes do show O Grande Encontro; estudantes criticam ação da UEB que exige a carteira
 ??  ?? A estudante de Geografia Juliana Sodré, 30, teve o comprovant­e de matrícula barrado
A estudante de Geografia Juliana Sodré, 30, teve o comprovant­e de matrícula barrado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil