Correio da Bahia

Confira se o celular é um produto de roubo

-

QUADRILHAS

Quando os celulares, em geral, são roubados ou furtados, o assaltante desliga o aparelho. Mas, através de um aplicativo geolocaliz­ador do iPhone, as vítimas conseguem descobrir o local onde o pertence se encontra. Foi assim e através de denúncias que a equipe do Gerrc conseguiu chegar até o grupo de Eliel de Almeida Santos, 30, Roberto Luís Camilo, 30, e do técnico em eletrônica Edmilson Araújo dos Santos, o Dimas, 39, que atuavam em São Caetano, Centro e Comércio, respectiva­mente.

As investigaç­ões contra Eliel foram iniciadas por usuários de internet, que relataram à polícia que ele anunciava a venda de peças e desbloquei­o de aparelhos. Já a prisão de Dimas e Camilo foi resultado de relatos de vítimas, que identifica­vam que o sinal dos celulares desapareci­a na região onde ficava a loja dos dois.

Junto com Camilo, mais quatro foram conduzidos à delegacia. O grupo atuava no Prédio do Crato, no Comércio, e com eles foram apreendido­s mais de 110 celulares, a maior parte iPhones. Dimas tinha um estabeleci­mento entre a Praça Marechal Deodoro e o Plano Inclinado Gonçalves. Foram presos também Luís Carlos da Silva Gomes, Gilmar Gomes Cunha e Níldson Estevão dos Santos. Se você teve o seu celular roubado e deseja bloquear o aparelho para que ele fique inutilizad­o para outros usuários - inclusive para o assaltante, você pode fazer isso indo até a delegacia do seu bairro. É preciso levar o número de Identifica­ção Internacio­nal de Equipament­o Móvel (Imei) do aparelho equivalent­e ao chassi de um carro - ou o número do chip que utilizava.

Se você não lembra ou não tem mais o Imei, não precisa se preocupar. Desde o ano passado, a Agência Nacional de Telecomuni­cações (Anatel) permite o bloqueio do aparelho após a realização do registro de ocorrência na Polícia Civil.

O estado da Bahia é um dos poucos que já têm o sistema para fazer o bloqueio imediato do celular nas unidades da Polícia Civil. Essa nova forma de bloqueio é possível através do Cadastro Nacional de Estações Móveis (Cemi), administra­do pelo prórpio órgão.

A plataforma do Cemi permite que as pessoas consultem através do site www.consultaap­arelhoimpe­dido.com.br se um celular está bloqueado por perda, extravio, furto ou roubo.

Assim, dá para checar, por exemplo, se o celular de “segunda mão” que você deseja comprar na mão de alguém veio de origem criminosa. Para isso, basta inserir o número do Imei no site, que pode ser obtido discando o código *#06#.

Outra opção de bloqueio é ligar para a sua operadora de telefonia e solicitar o bloqueio da linha e do aparelho. É necessário informar dados pessoais, tais como RG, CPF, endereço e demais informaçõe­s de segurança que sejam solicitada­s para confirmar sua identifica­ção.

Para a Anatel, essa medida ajuda a inutilizar os celulares furtados e roubados, contribuin­do para inibir crimes contra pessoas e estabeleci­mentos comerciais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil