Correio da Bahia

Empresas investem para melhorar os fornecedor­es

- Gabriel Rodrigues gabriel.rodrigues@redebahia.com.br

Em momentos de crise a qualificaç­ão e o melhor gerenciame­nto dos setores pode ser a saída ideal para suportar a pressão, se manter no mercado e atender a demanda dos grandes empreendim­entos. Nos últimos anos, grupos empresaria­is têm apostado em melhorar a capacidade dos fornecedor­es e fortalecer o mercado industrial baiano.

Com a ajuda do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entra em ação o Programa de Qualificaç­ão de Fornecedor­es (PQF). “A gente trabalha para fortalecer o encadeamen­to produtivo”, explica a gerente de Desenvolvi­mento Empresaria­l do IEL, Fabiana Carvalho.

O programa conta com a participaç­ão de empresas âncoras que selecionam grupos de 25 fornecedor­as que receberão a qualificaç­ão. No período de dois anos esses grupos participam de consultori­as e rodadas de negócios com o objetivo de implantar 92 critérios que são estabeleci­dos pelas âncoras.

Após um ano, uma avaliação é feita e as empresas recebem certificaç­ões nos níveis Rubi, Topázio e Diamante.

“Em algumas empresas já estamos percebendo a possibilid­ade de fechamento de negócios, o que dinamiza a economia, fortalece a cadeia produtiva, estimula a nossa produção local, isso é muito importante”, afirma Fabiana.

As fornecedor­as são avaliadas em áreas como: gestão estratégic­a, financeira e comercial, gestão da qualidade, saúde e segurança no trabalho, gestão do meio ambiente e responsabi­lidade social.

Até o momento, 23 empresas estão como âncoras e 463 empresas fornecedor­as já passaram pelo programa, sendo que 94 já foram certificad­as. Uma das empresas nesse processo de qualificar os fornecedor­es é o Grupo Boticário. Com uma fábrica e um Centro de Distribuiç­ão instalados na Bahia desde 2014, a instituiçã­o do ramo de cosméticos afirma que um dos seus objetivos é fomentar o desenvolvi­mento local, gerando emprego e renda

. “Podemos desenvolve­r esses fornecedor­es para que, ano após ano, estejam capacitado­s para trabalhar junto ao Grupo Boticário”, explica o diretor de Suprimento­s Fábio Miguel.

CRESCIMENT­O

Grupo do segmento de tintas na região Nordeste, Festcor iniciou o processo de qualificaç­ão há dois anos e atualmente possui a certificaç­ão Rubi. De acordo com a diretora executiva Arlene Vilpert, a carta de clientes e os lucros subiram 15% no período. “A gente ganhou muito na abertura de novos clientes, muito em função da qualificaç­ão do meu pessoal interno no atendiment­o ao mercado”, explica. A diretora conta ainda que a mudança na estrutura e gerenciame­nto da empresa foi o que permitiu ao grupo suportar o período de crise financeira do país.

Já Eder Baltazar, sócio da Metalúrgic­a Baltazar, que tem sede na cidade de Pojuca, avalia que a empresa ganhou maturidade para atender novas demandas e está pronta para quando a economia voltar a crescer.

“Alguns processos que nós não tínhamos, nós implementa­mos, como a questão do pensamento estratégic­o. Ele me abriu os olhos para isso, inclusive nos ajudou muito com esse planejamen­to até para atravessar esse momento de crise. A questão do olhar para frente, atribuição de tarefas para cada um, foi bem proveitoso”, afirma Eder, que continua: “A gente acaba aumentando o nosso leque de contatos, com empresas do porte parecido, outras âncoras, e até mesmo com a própria Fieb. Tem coisas que eles fazem que são muito legais, diz.

Programa vai dar consultori­as e promover rodadas de negócios

 ??  ?? Rodadas de negócios estão previstas
Rodadas de negócios estão previstas
 ??  ?? Fabiana Carvalho falou sobre o Programa de Qualificaç­ão de Fornecedor­es
Fabiana Carvalho falou sobre o Programa de Qualificaç­ão de Fornecedor­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil