Correio da Bahia

A violência e o município

-

Salvador tem índices alarmantes de violência, com o aumento acentuado de todas as taxas de criminalid­ade (roubo, assalto, latrocínio, estupros, violência contra mulher, tráfico e uso de drogas, dentre outros). Segundo a Constituiç­ão, no Artigo 144, a segurança pública é dever do Estado e responsabi­lidade de todos. Por esse todos entendo que a sociedade precisa se envolver de forma direta para mudar esta realidade.

Segurança pública não pode ser vista como é hoje em dia; apenas força policial civil e militar nas ruas. Ações para segurança pública devem envolver, além da vigilância e fiscalizaç­ão, também educação, ação social, tratamento e recuperaçã­o dos usuários de drogas, geração de emprego e renda, distribuiç­ão dos benefícios sociais, iluminação dos espaços públicos, estimulaçã­o da prática de esportes, etc.

Para isso acontecer é necessário criar uma Secretaria Municipal de Segurança Pública. Diversas cidades do país, como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Florianópo­lis (SC), Cuiabá (MT), Recife (PE) e São Luís (MA) implantara­m uma pasta similar. E pesquisas garantem que, após a criação da pasta, houve redução nos índices de violência. O mesmo aconteceu com a nossa vizinha, a cidade de Feira de Santana.

Em audiência pública realizada na Câmara Municipal sobre esse tema, o secretário Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos de Feira de Santana (Ba), Mauro de Oliveira Novaes, pontuou que a presença da Guarda Municipal passa uma sensação de segurança à população. O gestor informou, na ocasião, que foi detectada a realização de pequenos furtos em grandes vias da cidade e foi implantada a ‘ciclopatru­lha’. Com essa ação, não foram mais registrado­s, segundo o secretário, tais ocorrência­s nos mesmos locais. Afinal, a presença ostensiva da Guarda Municipal inibe a ação dos meliantes.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública irá articular ações contra a violência na cidade e trabalhar a prevenção com os demais atores dessa função.

A primeira medida que deve ser tomada é estancar o tráfico de drogas. Oitenta por cento dos casos de violência têm ligação com o tráfico. Salvador não tem nenhum centro de tratamento com internação para o drogado. Nós temos locais de tratamento apenas durante o dia, mas sabemos que não funciona assim. É necessário desintoxic­ar o usuário e o tratamento pode levar anos.

Outro redutor de violência é o esporte. Faz-se necessária a construção de quadras e o desenvolvi­mento de práticas esportivas nas comunidade­s. Afinal, esporte não combina com o uso de drogas.

Portanto, a Secretaria Municipal de Segurança Pública irá coordenar todas essas ações preventiva­s e, dessa forma, os índices de violência serão reduzidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil