Correio da Bahia

História p

- Herbem Gramacho herbem.gramacho@redebahia.com.br

Os dois Ba-Vis válidos pela semifinal da Copa do Nordeste, quinta e domingo, darão continuida­de a uma história de 11 jogos, três decisões de título e 39 gols que não é atualizada há quase sete anos. A última vez que tricolores e rubro-negros se encontrara­m pelo Nordestão foi em junho de 2010, com goleada do Leão por 5x1 no clássico em que o Bahia utilizou time reserva em Pituaçu.

Naquele ano, a Copa do Nordeste retornava após um hiato de sete anos causado pela disputa judicial com a CBF, que havia retirado os torneios regionais do calendário. Situação bem diferente de agora. A competição cresceu e a diretoria do Bahia trata a Copa do Nordeste como prioridade, assim como o técnico Guto Ferreira, que chegou a fazer rodízio no elenco, utilizando reservas no estadual.

Deu resultado. Dono da melhor campanha no regional, o Bahia fará o clássico de volta na Fonte Nova, domingo, às 16h. A ida será no Barradão, às 20h30 de quinta-feira. Esta é a única “vantagem” na disputa. Em caso de empates pelo mesmo placar, o finalista será conhecido nos pênaltis. Vale lembrar que gol fora de casa é critério de desempate.

Bahia e Vitória já se enfrentara­m 11 vezes pela Copa do Nordeste, com vantagem apertada do Leão, que venceu cinco jogos, perdeu quatro e empatou dois.

Clássico baiano já decidiu Nordestão três vezes; Vitória leva vantagem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil