Correio da Bahia

Ra contar

-

Os rivais baianos decidiram o torneio três vezes, também com vantagem rubro-negra, campeão em 1997 e 1999. O Bahia levou a melhor em 2002, ano do bicampeona­to consecutiv­o. E lá se vão 15 anos sem erguer a taça (com seis edições realizadas no período). Penta, o Vitória é o maior campeão. Ganhou também em 1994, 2010, além do Torneio José Américo de Almeida Filho em 1976, reconhecid­o em 2012 pela CBF como título regional.

Ao todo, foram marcados 39 gols nos 11 clássicos, sendo 23 do Vitória e 16 do Bahia. Nonato, ídolo tricolor, é o maior goleador em Ba-Vis pela Copa do Nordeste, com cinco gols. Uéslei é o único a marcar pelos dois clubes. Fez não só o primeiro gol da história do confronto, pelo Vitória, em 1997, como mais dois pelo Bahia, em 1998 e 1999. Bebeto, Petkovic, Agnaldo “Capacete”, Aristizába­l, Allan Delon, Robgol, Sérgio Alves, Jorge Wagner e Lima são outros jogadores que disputaram o clássico nessas duas décadas.

O peso de Bahia e Vitória no Nordeste faz do clássico baiano o que mais vezes aconteceu na história da “Lampions League”, com grande diferença para o potiguar ABC x América e para o alagoano CSA x CRB, disputados sete vezes cada. O pernambuca­no Santa Cruz x Sport, que será a outra semifinal da edição deste ano, aconteceu quatro vezes. O jogo de ida será sábado, na Ilha do Retiro, e a volta no dia 3 de maio, no Arruda. A final será nos dias 17 e 24 de maio.

QUATRO SEGUIDOS

Os dois Ba-Vis da Copa do Nordeste iniciam a sequência de quatro clássicos em dez dias, já que os dois farão a final do Baiano, dias 3 e 7 de maio.

 ?? EVANDRO VEIGA ?? Em dia de poucas vendas, o torcedor rubro-negro Fernando de Jesus já garantiu ingresso Régis é um dos artilheiro­s da Copa do Nordeste
EVANDRO VEIGA Em dia de poucas vendas, o torcedor rubro-negro Fernando de Jesus já garantiu ingresso Régis é um dos artilheiro­s da Copa do Nordeste

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil