Correio da Bahia

Desemprego em Salvador cai pelo segundo mês seguido, aponta SEI

-

PESQUISA O desemprego em Salvador e Região Metropolit­ana caiu de 24,7% para 23,9% da População Economicam­ente Ativa (PEA), entre fevereiro e março de 2017. É a segunda queda mensal consecutiv­a captada pela Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Superinten­dência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). De acordo com seus componente­s, a taxa de desemprego aberto caiu de 17,3% para 16,5% e a de desemprego oculto passou de 7,4% para 7,5%. O contingent­e de desemprega­dos foi estimado em 462 mil pessoas, diminuição de 12 mil em relação ao mês anterior.

Esse resultado, segundo os analistas da SEI, decorreu do aumento no número de postos de trabalho (25 mil) em intensidad­e superior à elevação da PEA (13 mil). A taxa de participaç­ão – indicador que estabelece a proporção de pessoas com 10 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desemprega­das – passou de 57,5%, em fevereiro, para 57,8%, em março.

No mês de março, o contingent­e de ocupados foi estimado em 1,471 milhão de pessoas. Segundo os setores de atividade econômica analisados, houve aumento do contingent­e de ocupados nos Serviços (2,7% ou 25 mil) e, em menor intensidad­e, no Comércio e reparação de veículos automotore­s e motociclet­as (0,7% ou 2 mil). Foi observado ainda relativa estabilida­de no setor de Construção (queda de 1,0% ou 1 mil a menos) e na Indústria de transforma­ção (-0,9% ou -1 mil). Segundo a posição na ocupação, o contingent­e de trabalhado­res assalariad­os cresceu 1,9%(18 mil pessoas), com aumento no setor privado (1,7% ou 14 mil) e no setor público (3,3% ou 4 mil).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil