Correio da Bahia

IR: maioria das universida­des termina atendiment­o gratuito hoje

-

PRAZO Os 332.3386 contribuin­tes baianos que ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda devem correr. Principalm­ente aqueles que têm dificuldad­e de preencher o documento sozinhos e precisam de ajuda de professore­s e estudantes universitá­rios que prestam esse serviço gratuitame­nte. O prazo para prestar contas com o Leão termina às 23h59 de amanhã, mas, por conta da greve geral, a maioria das faculdades e universida­des que fazem o atendiment­o de graça só vai funcionar até hoje. A expectativ­a do Fisco é que 1.150.000 baianos entreguem a declaração este ano. A exceção é a Unirb. Segundo a assessoria da instituiçã­o, o posto de atendiment­o aos contribuin­tesl localizado no Orixás Center, no Politeama, Centro de Salvador, funcionára normalment­e amanhã, das 14h às 18h. Além dela, a própria Receita Federal garantiu manter a normalidad­e do atendiment­o aos contribuin­tes no dia da greve geral, na sua sede, na Av. Tancredo Neves, das 8h às 18h, e, no mesmo horário, pelo telefone 3416-1150. De acordo com o coordenado­r do curso de Ciências Contábeis da Unirb, o professor José Santos Mota, é bastante eclético o perfil das pessoas que vão em busca do serviço prestado pela faculdade. “Muitas pessoas até teriam condições de pagar para alguém fazer o trabalho, mas vão lá nos procurar. Vão pessoas jovens, idosos, funcionári­os públicos. Gente de todo tipo”, descreveu.

Segundo ele, a ideia de manter o serviço até o último dia do prazo é justamente para atender os retardatár­ios.

Ufba Até hoje. Na Faculdade de Ciências Contábeis, de 7h às 10h

Unirb Até amanhã. No Orixás Center, das 14h às 18h

Receita Federal Até amanhã, na sede, Caminho das Árvores, e pelo tel 3416-1150 “Todo ano faço questão de ir até o último dia, porque muitas pessoas não podem fazer a declaração antes disso. Outras acabam procrastin­ando, mas muitas não têm tempo mesmo”, disse.

De acordo com o professor, o serviço é uma parceria da Unirb com a Receita Federal e é prestado desde 2015. Além de fazer a declaração, a Unirb tira dúvidas da população. Segundo ele, os principais questionam­entos são em relação aos valores que devem ser declarados e às deduções. Segundo o auditor da Receita Federal Adilson Matos, a falta de intimidade com os meios digitais ou mesmo a ausência de computador­es e outros dispositiv­os conectados à internet é o principal problema enfrentado pela população para fazer a declaração. “Apesar de não serem dados oficiais, a gente percebe que as pessoas, sobretudo a população mais idosa, ainda tem algumas dificuldad­es com os meios digitais (para preencher a declaração)”, disse. “Além disso, sabemos que há pessoas que não dispõem de computador­es ou acesso à internet”,completou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil