Correio da Bahia

Leão em vantagem

- Miro Palma miro.palma@redebahia.com.br

Pensar em Ba-Vi para o torcedor tricolor não tem sido uma boa ideia. O retrospect­o recente é bem cruel e, dos últi- mos 10 jogos disputados entre os rivais, o Vitória ganhou seis, o Bahia somente um e ainda houve três empates.

Serão mais seis duelos nesta temporada, sendo o primeiro deles hoje, às 20h30, no Barradão, pela primeira semifinal da Copa do Nordeste. O jogo de volta será domingo, na Fonte Nova. Além disso, haverá mais dois nos dias 3 e 7 de maio, pelo Baiano, e dois na Série A.

Atuando como mandante, o Leão também está tranquilo nesse mesmo recorte dos 10 últimos confrontos. Foram cinco partidas ao todo, com três vitórias e dois empates. Como visitante, os números rubro-negros também são favoráveis: três vitórias, um empate e uma derrota.

A única vitória do Bahia no período aconteceu no segundo jogo da final do Campeonato Baiano do ano passado. Os torcedores, no entanto, não saíram felizes da Fonte Nova. O placar de 1x0 (gol de Feijão) não foi suficiente para conquistar o tricampeon­ato estadual, pois o Vitória havia vencido por 2x0 no Barradão.

O último triunfo realmente comemorado foi no dia 6 de abril de 2014, na primeira partida da final do Baiano. Na ocasião, comandado pelo técnico Marquinhos Santos, o tricolor brocou 2x0, gols marcados por Anderson Talisca e Fahel. Uma semana depois, empate em Pituaçu por 2x2 e mais uma taça garantida na sala de troféus.

Histórico recente do clássico mostra superiorid­ade do rubro-negro

NO BARRADÃO

Por fim, pelo Nordestão, Bahia e Vitória se enfrentara­m três vezes no Barradão, com dois triunfos do Leão (2x0 em 1999 e 3x0 em 2002) e um empate. Esta igualdade em 2x2 deu o título ao Esquadrão em 2002.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil