Correio da Bahia

Reforma trabalhist­a é aprovada em comissão e vai para votação final

-

SENADO Depois de aprovar a reforma trabalhist­a, a Comissão de Constituiç­ão e Justiça (CCJ) aprovou em votação simbólica o regime de urgência para a tramitação do projeto no Senado. A aprovação aconteceu na madrugada de ontem e foi seguida de forte reação contrária da oposição. O regime de urgência da CCJ, porém, precisa ser chancelado pelo plenário. Em sessão deliberati­va ontem, o presidente Eunício Oliveira chegou a ler o requerimen­to de urgência do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), para tramitação da matéria. Porém, com quorum baixo, Jucá achou melhor deixar a votação para a próxima terça-feira. Na prática, a votação de urgência acelera a tramitação da matéria, já que emendas apresentad­as nessa fase podem ser debatidas imediatame­nte, sem necessidad­e de retorno do texto às comissões de mérito.

“Pode ser votada semana que vem, mas meu compromiss­o com a Casa é de votar essa matéria até o início do recesso (dia 18 de julho). Não tenho angústia para votar isso hoje, segunda ou terça-feira”, afirmou o presidente do Senado. Ele disse ainda que vai respeitar a oposição durante o debate no plenário, mas “não vai permitir tumulto” sobre uma matéria que considera “legítima”. “Sempre digo que não sou líder do governo, sou o presidente de todos do Congresso”.

Caso a urgência seja mesmo votada na terça-feira, o Senado deve respeitar o intervalo de duas sessões para colocar a reforma trabalhist­a na pauta. Para não perder tempo, Eunício pode convocar duas sessões deliberati­vas na terça e assim, na quarta-feira, a proposta já estaria pronta para votação.

Ao responder à pergunta se a matéria deverá ser votada na quarta-feira em plenário, Romero Jucá foi cauteloso. “Estaremos prontos para votar no momento que for necessário. Faremos um acordo de procedimen­tos, se atrasar um dia ou dois não tem problema , desde que vote rápido”, disse, lembrando que cabe ao presidente do Senado a decisão sobre a pauta. A pressa se dá porque os senadores governista­s querem a aprovação antes do recesso parlamenta­r, dia 17.

Jucá também não quis arriscar um placar para a votação, mas acredita que o governo terá número suficiente para a aprovação. Sobre as dissidênci­as no próprio PMDB, o líder do governo disse que, em uma reunião da bancada, 17 senadores disseram que apoiam a proposta e cinco, não. Apesar disso, ele afirmou que a legenda não fechou questão e não falou em punições para quem votar contra o governo. A oposição critica a pressa para a votação e diz que vai usar todos os recursos regimentai­s para debater o texto por mais tempo.

Uninassau Inscrições até hoje para Ed. Física e até o dia 15 para Odonto. Currículo lattes para: odontologi­a.lfr@mauriciode­nassau.edu.br e fisioterap­ia.lfr@mauriciode­nassau.edu.br.

FTC Inscrições até 14 de julho, no prédio da faculdade (Rua Artêmia Pires Freitas, bairro Sim – Feira de Santana).

Unime Até hoje às 20h, no setor de Recursos Humanos da faculdade (Av. José Soares Pinheiro, 1.191, Lomanto – Itabuna). Informaçõe­s: (73) 2102-3030 ou www.unime.edu.br.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil