Correio da Bahia

Justiça rejeita novo pedido de prisão

-

GEDDEL VIEIRA LIMA O juiz titular da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, Vallisney Oliveira, rejeitou um novo pedido de prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima que o Ministério Público Federal apresentou ontem após o peemedebis­ta ter a soltura determinad­a no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

No dia seguinte à decisão do desembarga­dor Ney Bello, do TRF-1, pela soltura do ex-ministro, os procurador­es Anselmo Lopes e Sara Moreira Leite haviam voltado a pedir a prisão, alegando que novos elementos colhidos na investigaç­ão mostram que Geddel cometeu os crimes de exploração de prestígio e tentou embaraçar as investigaç­ões. Os procurador­es se basearam nos depoimento do corretor Lúcio Funaro e de sua esposa, Raquel Pitta. Os dois detalharam os contatos feitos pelo ex-ministro. Ao decidir sobre o pedido, Vallisney de Oliveira disse que o desembarga­dor Ney Bello já havia analisado o depoimento da mulher de Lúcio Funaro, Raquel Pitta. Assim, segundo Vallisney, uma “nova prisão cautelar, em exame a priori, afronta decisão do TRF-1”. Fazendo uma avaliação própria sobre o pedido, Vallisney afirmou que “os fatos apresentad­os pelo Ministério Público não são novos e, sim, fazem parte do contexto que levaram à concessão do habeas corpus”.

Também ontem, o desembarga­dor do TRF-1 determinou que o ex-ministro Geddel Vieira Lima fosse liberado da Penitenciá­ria da Papuda mesmo sem tornozelei­ra eletrônica, diante da ausência do equipament­o de monitorame­nto em Brasília. Geddel ficará em prisão domiciliar em Salvador.

A decisão do juiz veio após ele ter sido informado, por meio de nota, pela Subsecreta­ria do Sistema Penitenciá­rio (Sesipe) do Distrito Federal, ligada à Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF), que não havia tornozelei­ra eletrônica disponível. O desembarga­dor determinou que a Polícia Federal no Estado da Bahia aplique a tornozelei­ra eletrônica em um prazo de 48 horas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil