Correio da Bahia

Moro fala em ‘eventual’ erro em grampos

-

Na sentença em que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o juiz federal Sérgio Moro reafirmou que pode “eventualme­nte” ter errado no levantamen­to do sigilo dos grampos que pegaram o petista e sua sucessora, Dilma, em conversas pelo telefone em março de 2016. Na ocasião, Lula já era alvo de investigaç­ão da Operação Alethea, desdobrame­nto da Lava Jato que o conduziu coercitiva­mente para depor.

Os grampos pegaram Lula e Dilma acertando a nomeação do ex-presidente para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil com o objetivo de conferir ao petista foro privilegia­do, livrando-o das mãos de Moro. Na época, em ofício ao então relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, ministro Teori Zavaski, o juiz Moro já havia admitido a falha e pediu desculpas. Ele negou ter agido sob uma suposta motivação política.

“Ainda que, em respeito à decisão do Supremo Tribunal Federal, este julgador possa eventualme­nte ter errado no levantamen­to do sigilo, pelo menos consideran­do a questão da competênci­a, a revisão de decisões judiciais pelas instâncias superiores faz parte do sistema judicial de erros e acertos”, destacou.

O juiz ponderou, ainda, que o assunto não merecia uma “guerra jurídica”.

 ??  ?? Lula discursou diante de aliados na sede do PT, em São Paulo
Lula discursou diante de aliados na sede do PT, em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil