Correio da Bahia

Detran vai ampliar projeto de educação de condutores

-

O diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, revela que 90% dos acidentes de trânsito acontecem por causas previsívei­s e a maior parte delas está relacionad­a à imprudênci­a dos condutores.

Para ajudar a diminuir essas estatístic­as, o departamen­to se prepara para ampliar o projeto da Escola Pública do Detran para o interior do estado. Atualmente, o projeto é realizado nas cidades de Camaçari, Feira de Santana, Esplanada, Irecê e Vitória da Conquista.

“Vamos ter uma unidade móvel para percorrer o estado formando os condutores para transitar com qualidade e obedecendo as regras de trânsito”, explica.

Ainda segundo o diretor, a ampliação tem ainda o objetivo de combater a falsificaç­ão de motos e impedir a circulação de condutores que pilotam sem a carteira de habilitaçã­o.

Gomes acrescenta que nem todos os acidentes são registrado­s pelas polícias Rodoviária­s federal e estadual. Além disso, muitas vítimas vão aos hospitais por conta própria, por isso os registros das localizaçõ­es exatas dos acidentes são escassos.

“As vítimas chegam aos hospitais, e para ter um atendiment­o célere, não é feita a coleta desses dados precisos de onde aconteceu o acidente. Com esses dados, vamos poder identifica­r precisamen­te onde aconteceu e saber o que causou o acidente”.

Em 2015, o governo federal, envolvendo sete ministério­s, iniciou a implantaçã­o de um plano nacional de enfrentame­nto aos acidentes no trânsito. Uns dos principais focos dos projetos eram a educação e conscienti­zação, principalm­ente sobre a combinação álcool e direção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil