Correio da Bahia

Fora da ordem

- Bruno Wendel e Saulo Miguez mais@correio24h­oras.com.br

Depois de bairros da capital sofrerem com comércio fechado após toques de recolher e ônibus queimados, ontem foi a vez da Região Metropolit­ana de Salvador (RMS). Mais de 40 estabeleci­mentos, entre salões de beleza, restaurant­es e lojas de roupas, em Ipitanga, no município de Lauro de Freitas, fecharam as portas. Até escolas suspendera­m as aulas.

Nos últimos cinco dias, foram sete bairros afetados em Salvador e Região Metropolit­ana, incluindo Boca do Rio, Imbuí, Stiep, Tancredo Neves, São Cristóvão e Brotas, além de Lauro de Freitas.

Em Ipitanga, comerciant­es decidiram fechar grande parte das lojas depois de receberem ameaças de criminosos. O motivo teria sido a morte, após uma briga de trânsito, de um criminoso, de prenome William, apontado como chefe do tráfico na Lagoa dos Patos, em Lauro.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) não deu mais detalhes sobre essa motivação. Disse apenas que os casos da Boca do Rio e de São Cristóvão, na semana passada, distinguem de ontem, ocasionado “por outro motivo”, referindo-se a William.

A polícia investiga a relação das ações dos últimos dias na capital com a morte de Marcelo Batista dos Santos, o Marreno, 30 anos, considerad­o o número 1 da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM), morto na quarta-feira em confronto com a polícia. O comparsa e motorista dele, Anselmo Nascimento Sena, também acabou morrendo.

SEM AULAS

O CORREIO percorreu as ruas de Ipitanga e da localidade vizinha de Vila Praiana e encontrou escolas fechadas. Uma das instituiçõ­es que encerraram as atividades antes do horário previsto foi a Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida, na Rua Vitória da Conquista. “Quando tem essas situações aqui, a gente sempre libera mais cedo. E foi o que fizemos hoje”, explicou o porteiro da escola que preferiu não se identifica­r.

Também ficaram fechadas as escolas municipais Enock Amaral, na Rua dos Vereadores, e da Vila Praiana, na Rua Alto da Vila Praiana. Em Ipitanga, ficou fechada a Escola Municipal Itamar de Oliveira Rodrigues. A Secretaria Municipal de Lauro de Freitas informou que as escolas abriram, mas os pais preferiram não levar as crianças.

Dois homens foram presos, no início da tarde, suspeitos de ordenarem o toque de recolher na Avenida Luís Tarquínio, uma das principais vias da cidade. Yuken Santos Silva, 21, e Alex Santos da Silva, 31, foram detidos em flagrante por uma equipe da 52ª Companhia Independen­te da Polícia Militar (CIPM/Lauro de Freitas). Com Yuken e Alex a polícia afirmou ter apreendido uma motociclet­a que estava sendo usada pela dupla.

“Recebemos a informação de populares e intensific­amos

Em cinco dias, sete bairros têm rotina alterada por criminosos

 ??  ?? Ônibus voltam a circular em Tancredo Neves após dois dias
Ônibus voltam a circular em Tancredo Neves após dois dias
 ??  ?? Após morte de Marcelo Batista dos Santos, lojas fecham na Boca do Rio
Após morte de Marcelo Batista dos Santos, lojas fecham na Boca do Rio
 ??  ?? Comércio fechado na sexta-feira, no bairro de São Cristóvão
Comércio fechado na sexta-feira, no bairro de São Cristóvão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil