Correio da Bahia

Caixa reduz teto do financiame­nto da casa própria para 80% do valor do imóvel

-

IMÓVEIS A Caixa Econômica Federal reduziu os limites de financiame­nto para imóveis novos de 90% para 80%, e usados de 70% para 60%. A mudança abrange financiame­ntos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) - programa Minha Casa, Minha Vida e linhas Pró-Cotista e CCFGTS - e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo­s (SBPE).

Segundo nota da Caixa, o objetivo é a “adequação em relação à política de alocação de capital do banco”. A instituiçã­o disse ainda que menos de 10% dos clientes que procuram o banco para realizar operações de financiame­nto serão afetados. Isso porque mais de 90% dos empréstimo­s para a compra da casa própria já financiam menos de 80% do valor do imóvel. Nos financiame­ntos via FGTS regulados segundo a tabela SAC, caiu de 90% para 80% o limite para imóveis novos pelo Minha Casa, Minha Vida, Pró-Cotista e CCFGTS.

Ainda na tabela SAC, caiu igualmente de 90% para 80% o limite financiado com recursos do SBPE para imóvel novo, adjudicado, construção em terreno próprio ou aquisição de terreno e construção (servidor público) e imóvel adjudicado (demais clientes). Por fim, em financiame­ntos regulados pela tabela Price, o limite para financiar imóvel usado caiu de 70% para 60% no Pró-Cotista e de 80% para 70% no CCFGTS.

Na prática Com o novo status, o setor passa a ter segurança jurídica para contratar seus funcionári­os e negociar com prefeitura­s e sindicatos a abertura dos estabeleci­mentos aos domingos e feriados, em todo o Brasil. A medida atende a um pedido do setor varejista, segundo o governo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil