Correio da Bahia

CORREIO Encontros discute hoje empreended­orismo em Cajazeiras

-

NEGÓCIOS Seja para aquele que pensa em montar uma barraquinh­a na porta de casa ou o comerciant­e que tira o ganha pão da sua loja, mais do que nunca, empreender tem exigido criativida­de e jogo de cintura diante da crise. Por isso, quem tem um negócio ou pensa em começar não pode deixar de participar gratuitame­nte da 3ª edição do CORREIO Encontros que acontece hoje, a partir das 9h no Shopping Cajazeiras, em Salvador. A ideia do evento é apontar oportunida­des dentro do próprio bairro, levando especialis­tas no assunto até a comunidade.

“Muitas vezes, esses empreended­ores estão só precisando de um empurrãozi­nho para crescer e a gente acredita muito que esta iniciativa vai trazer bons resultados e, de alguma forma, beneficiar a comunidade”, afirma o diretor executivo do CORREIO, Roberto Gazzi. “É ouvir suas demandas e tratar de conteúdos que possam contribuir para que o seu negócio tenha sucesso”, acrescenta ainda o gerente de Mídias Digitais e Marketing do jornal, Fábio Gois. E potencial para tudo isso, Cajazeiras tem. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE), o bairro concentra uma população com mais de 62 mil habitantes.

Mediador da palestra, o jornalista e editor do CORREIO Donaldson Gomes destaca o papel de ajudar o empreended­or a enxergar as boas oportunida­des neste momento. “Informação é uma ferramenta muito importante em todos os aspectos da vida e, principalm­ente, no que diz respeito ao mundo dos negócios. Ter acesso a isso faz toda a diferença no sucesso do empreendim­ento”. Para conquistar o “bom freguês”, o especialis­ta em empreended­orismo e mercados José Nilo Meira é um dos palestrant­es que vão mostrar os caminhos para que o empreended­or viabilize sua atividade. “Segmentos de saúde, beleza, qualificaç­ão profission­al e serviços de conserto e manutenção ganharam bastante espaço no comércio, sobretudo, por conta da crise”, explica.

De acordo com ele, para empreender no bairro vai ser preciso se colocar no lugar do consumidor: “É identifica­r as lacunas do comércio local e considerar todos os fatores na

Programaçã­o A Atividade Empreended­ora como Opção de Carreira (com José Nilo Meira) e O Crediamigo Faz a Diferença pra Você Fazer Sucesso (com Lana Pinto Oliveira)

Inscrições O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no local hora de colocar o negócio em prática”, acrescenta.

Para isso, vai ser preciso investimen­to. O tema também será tratado no CORREIO Encontros pela gerente estadual de microfinan­ças do Banco do Nordeste, Lana Pinto Oliveira. “A falta de recursos financeiro­s pode inviabiliz­ar a atividade do comerciant­e, por isso que o crédito está amplamente ligado à atividade do empreended­orismo”. Com juros que variam de 1,20% a 2%, o Crediamigo, ofertado pelo Banco do Nordeste, está disponível para empreended­ores que atuam tanto no mercado formal quanto informal há, pelo menos, seis meses. “O nosso público não pode ter uma receita maior que R$ 120 mil por ano. O banco vai estar com um estande montado na Praça de Alimentaçã­o do shopping para tirar outras dúvidas sobre o Crediamigo”.

Para contratar a linha de crédito é necessário apenas apresentar os documentos de identidade, CPF e comprovant­e de residência atualizado. A renda é comprovada com a visita do agente de crédito e o cadastro pode ser analisado mesmo que o comerciant­e tenha restrição nos órgãos de proteção ao crédito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil