Correio da Bahia

Quatro obras tiveram restauro este ano

-

De acordo com a Diretoria de Patrimônio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), quatro monumentos foram restaurado­s neste ano pela prefeitura de Salvador.

O mais recente deles foi o medalhão de bronze em homenagem ao capoeirist­a Mestre Bimba, da artista Mercedes Kruchewsky, que fica localizado na praça do Quartel de Amaralina.

Outra obra recuperada foi o busto de Mãe Runhó, antiga ialorixá do Terreiro do Bogum, da nação Jeje, que fica na praça do final de linha do Engenho Velho da Federação.

Com 1,70 metro de altura, o busto é a única homenagem pública da cidade a uma sacerdotis­a de matriz africana.

A obra, de autoria de Félix Sampaio, fica ao lado de uma imagem de São Lázaro, que também foi restaurada. Além disso, também foi colocada uma iluminação especial e um gradil de proteção.

Os outros dois monumentos recuperado­s foram o busto do padre Manuel da Nóbrega, de autoria do italiano Pasquale Chirico, em frente à Igreja da Ajuda, no Centro da capital, e o busto de Imaculada Conceição, nos Mares.

Ao todo, a prefeitura da capital monitora 175 monumentos na cidade, entre bustos, estátuas, mausoléus, efígies (representa­ção de uma pessoa numa moeda, pintura ou escultura), entre outros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil