Correio da Bahia

Deusa do Ébano e da PM

- NILSON MARINHO

A profissão exige da policial militar Milena Selina dos Santos, 40 anos, uma certa seriedade e atenção, sobretudo no período de Carnaval, quando ela, ao lado dos seus colegas, garante a segurança de milhões de foliões. No entanto, em um único momento da festa, o peso da farda é deixado de lado e o corpo responde ao som dos tambores que anuncia a entrada do Ilê Aiyê na avenida.

E foi assim, ao som do grupo da Liberdade, que a policial ficou conhecida nas redes sociais depois de dançar, imitando os passos de uma Deusa do Ébano, durante uma entrevista para o CORREIO. O vídeo, originalme­nte publicado no perfil do jornal, coleciona cerca de 100 mil visualizaç­ões, mas foi nos grupos de conversa do Whats App que ele teve maior repercursã­o, em especial na cidade do Rio de Janeiro.

É que, por lá, os policias baianos foram confundido­s com os guardas municipais cariocas e a dança de Milena foi entendida como uma forma de protesto, já que um questionár­io distribuíd­o pela prefeitura do Rio, chefiada por Marcelo Crivella (PRB), desagradou a alguns servidores. No formulário, os profissina­is deveriam informar a religão e dizer se eram ou não praticante­s.

A repercursã­o pode ter sido grande, mas não o suficiente para assustá-la. Afinal, a PM domina os palcos e já está mais que acostumada com o reconhecim­ento do público. Além de policial ela é atriz e há 19 anos faz parte de um grupo teatral da PM-BA que leva aos abrigos, asilos e escolas peças teatrais com a intenção de aproximar a comunidade da corporação.

Vem daí o jeito da policial para câmeras e, sobretudo, para dança. Porque foi nos ensaios do grupo, que acontecem pelo menos uma vez na semana, na sede da Seção de Artes do Departamen­to de Comunicaçã­o Social da PM, no Pelourinho, que ela começou a galgar os primeiros passos nas aulas de dança afro, oferecidas por uma outra PM. Mas a vontade que ela cultivava desde a infância de integrar o bloco carnavales­co só pôde ser realizado mesmo no ano passado, depois que o grupo teatral foi convidado a participar da Noite da Beleza Negra, momento em que a Rainha do Ilê é coroada. Na Senzala do Barro Preto, a PM, que também é formada em Direito, foi convidada a subir ao palco para encenar um trecho da peça Ópera de Cidadania que, inclusive, tem o roteiro e direção feitos pelos próprios colegas de profissão.

E foi assim que, mesmo fardada, enfim, ela pôde se sentir uma Deusa do Ébano. “Para mim, enquanto mulher negra e policial militar, foi um orgulho muito grande entrar na Liberdade onde, geralmente, a polícia entra de forma repressiva. Eu, naquela noite, estava ali de forma preventiva, por meio da minha arte. Foi gratifican­te”.

De lá pra cá, enquanto está à paisana no Pelourinho, uma vez ou outra, a PM é parada e elogiada pela desenvoltu­ra e traquejo que tem em cena.

O elogio também é dado pelos companheir­os da corporação. “Eu tenho que estar sério o tempo todo, por que eu não posso sorrir? Nós policiais também somos parte dessa comunidade e, acima de tudo, somos baianos e a Bahia usa a cultura e a arte para tudo”, diz o capitão Elton Santana.

O grupo teatral da PM existe há 19 anos e, ao longo desse tempo, cerca de 800 mil pessoas já assistiram as peças teatrais promovidas pela trupe. Atualmente, 19 policiais entram em cena para aproximar a comunidade da corporação. O sucesso do grupo é tão grande que já foi até objeto de pesquisa nos Estados Unidos, quando os policiais foram convivados a viajar ao país para se apresentar­em por lá. E as apresentaç­ões são tantas que, há um ano e meio, os integrante­s deixaram de ir às ruas, para se dedicar aos palcos. Exceto em grandes eventos, como Carnaval, eles agora apenas trabalham de forma preventiva, como costumam chamar as apresentaç­ões.

 ??  ?? Um vídeo da policial Milena Selina imitando os passos de uma Deusa do Ébano viralizou na internet e redes sociais
Um vídeo da policial Milena Selina imitando os passos de uma Deusa do Ébano viralizou na internet e redes sociais
 ??  ?? Além de policial, Milena é atriz, acostumada com os palcos; há 19 anos, faz parte do grupo teatral da PM-BA
Além de policial, Milena é atriz, acostumada com os palcos; há 19 anos, faz parte do grupo teatral da PM-BA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil