Correio da Bahia

Em dose dupla

- Agências mais@correio24h­oras.com.br

Os integrante­s da força-tarefa da Lava Jato deram uma demonstraç­ão ontem de que vão fazer o possível para contornar eventuais dificuldad­es de recursos e manter a pleno curso a maior operação de combate à corrupção já desencadea­da no país. Pela primeira vez desde que foi iniciada, a Lava Jato iniciou duas etapas de investigaç­ão no mesmo dia, a 43ª e a 44ª. Em uma das etapas, foi preso o ex-deputado Cândido Vaccarezza, que chegou a ser líder do governo nos mandatos dos ex-presidente­s petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

De acordo com a Polícia Federal, as duas fases poderiam ter acontecido em dias diferentes, mas optou-se por realizá-las ao mesmo tempo para permitir a atuação de um mesmo grupo de agentes. “Quando falo em otimização dos recursos, não é porque eles faltaram. Não houve ordem para limitar recursos ou faltou recurso, e a gente foi obrigado a fazer ao mesmo tempo”, ponderou o delegado Igor Romário de Paula. “Nós estamos trabalhand­o numa perspectiv­a de que os recursos para o Ministério da Justiça, assim como para todos os ministério­s, estão escassos. Usando um jargão antigo, (é preciso) fazer mais com menos”, disse o delegado, ao detalhar as ações em entrevista em Curitiba.

“A Lava Jato não parou, não vai parar aqui e vai continuar no Brasil inteiro”, disse Igor Romário. O delegado negou que houve “uma restrição orçamentár­ia”. Segundo ele, havia dinheiro para as duas fases, mas, como as investigaç­ões evoluíram de modo semelhante, foi uma opção usar o mesmo efetivo para cumprir os mandados judiciais e “transforma­r tudo uma viagem só”.

“Operaciona­lmente, é mais fácil tratar as operações juntas”, disse o delegado Filipe Pace. Ele citou ainda que um pen drive encontrado com Othon Luiz Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletrobras, forneceu provas para as duas operações.

Polícia inicia duas operações no mesmo dia para otimizar recursos

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil