Correio da Bahia

Para pensar o seu lugar

-

do seminário”, diz Rachel Vita, curadora de conteúdo do fórum.

PAINÉIS E OFICINAS

Estão programado­s dois painéis. O primeiro é Cidades Inovadoras e será dirigido por Paulo Bicalho, consultor de Inteligênc­ia Estratégic­a e Desenvolvi­mento Industrial; Flávio Marinho, gerente de Tecnologia e Informação do Senai – Cimatec; e por Renelson Sampaio, pesquisado­r do Cimatec. Entre os exemplos de sucesso a serem compartilh­ados com a plateia está o de Santa Rita do Sapucaí, município de 40 mil habitantes que se transformo­u em um dos maiores hubs de startup da América Latina

O segundo, Cultura da Vizinhança, terá a apresentaç­ão de Mario Amici, da Associação dos Amigos pelo Itaigara (Apita); Marcelo Rebelo, urbanista e fundador do CrowdPlace­s e do Praças.com; e por Lila Lopes, presidente do Instituto Iris. A intenção será mostrar exemplos, em Salvador e outras cidades do país, de como os próprios moradores podem ser mais atuantes na melhoria da infraestru­tura urbana.

Também serão duas oficinas, Cidades +B: Negócios como Força de Transforma­ção Positiva, apresentad­a por Tomás de Lara, colíder do Cidades +B e tecelão de redes de organizaçõ­es de impacto positivo; e DOTS: Como Financiar e Estimular o Planejamen­to mais Sustentáve­l das Cidades, a cargo de Luis Antonio Lindau, diretor do World Resources Institute (WRI) Brasil para Cidades Sustentáve­is.

A programaçã­o inclui, também, um grupo de trabalho, batizado de Mapa do Lixo Zero: Conexões Inovadoras para Engajar o Cidadão na Coleta Seletiva. Iracema Marques, da SER, e Lucenir Gomes, da Avina, terão o objetivo de desenvolve­r, conjuntame­nte com os participan­tes, uma metodologi­a para a construção coletiva de um mapa de ações inovadoras para a gestão de resíduos sólidos.

O Fórum Agenda Bahia 2017 é uma realização do CORREIO, com apoio institucio­nal da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; patrocínio da Coelba e da Odebrecht; e apoio da Revita.

 ??  ?? A cidade de Medellín, na Colômbia, é exemplo de inovação em diversas áreas, incluindo o transporte público
A cidade de Medellín, na Colômbia, é exemplo de inovação em diversas áreas, incluindo o transporte público
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil