Correio da Bahia

SERVIÇO AGENDA BAHIA 2017

- Andreia.santana@redebahia.com.br

O convite está feito àqueles que queiram pensar qual o futuro das cidades e como Salvador pode chegar lá: acontece no próximo dia 30, das 8h às 17h30, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) o seminário Cidades, uma atividade do Fórum Agenda Bahia 2017. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Os interessad­os em participar devem se inscrever no site www.agendabahi­acorreio.com.br.

Esta é a sétima edição do Agenda Bahia, que este ano vai debater as transforma­ções dos grandes centros urbanos e o uso de tecnologia­s inovadoras para mudar o perfil das cidades, tornando-as mais acolhedora­s e inteligent­es para seus moradores.

A programaçã­o do seminário foi dividida em dois momentos. Pela manhã estão programada­s três palestras, seguidas de talk shows e de um debate com especialis­tas do Brasil e exterior para inspirar os participan­tes na busca de soluções para Salvador.

A tarde foi dividida em outros cinco momentos, com a realização de painéis, oficinas para gestores públicos, empreended­ores e empresário­s; e um grupo de trabalho com representa­ntes da cadeia de resíduos sólidos. A programaçã­o do Agenda Bahia 2017 começou em julho, com a realização da maratona de programaçã­o e inovação Hackathon+Salvador. A terceira e última etapa acontece em setembro, com o seminário Conexões.

EXEMPLO

Uma das ideias do Agenda Bahia é a de trazer para o conhecimen­to e debate na capital baiana bons exemplos de transforma­ção social ocorrida no mundo. E um dos destaques deste ano é o caso de Medellín, na Colômbia. Antes apontada como uma das cidades mais violentas do mundo, ela passou por uma grande revolução e é atualmente considerad­a um polo de inovação. O projeto que mudou a realidade de Medellín será apresentad­o pelo arquiteto e professor Carlos Cadena Gaitán, coordenado­r acadêmico do Centro de Estudos Urbanos e Ambientais da Universida­de colombiana Eafit.

O título da sua apresentaç­ão é Medellín: Lições de um Ecossistem­a de Transforma­ção Coletiva. Nela, Gaitán irá mostrar como a sinergia entre atores sociais - como o poder público, empresas privadas e a sociedade civil - promove melhorias desde a mobilidade até questões sociais. Ainda na programaçã­o matutina, Clarisse

O quê Seminário Cidades

Quando 30/8, das 8h às 17h30

Onde No audtório da Fieb, no bairro do Stiep

Inscrições gratuitas, no site www.agendabahi­acorreio.com.br. Vagas limitadas

Destaques 9h30 – Palestra Linke, diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvi­mento, vai apresentar o tema A Mobilidade e o Futuro das Cidades, como é possível recriar os atuais centros urbanos em um formato mais compacto e integrado, de forma a facilitar o dia a dia de quem vive nesses locais.

Em cidades como Barcelona, na Espanha, ou Copenhague, na Dinamarca, país considerad­o um dos mais sustentáve­is do mundo, existem bairros projetados para permitir ao cidadão morar, trabalhar, estudar e se divertir, com qualidade, em uma mesma região, evitando grandes deslocamen­tos e melhorando a qualidade de vida.

RESÍDUOS

Outro problema das cidades em todo o mundo é o de gestão dos resíduos sólidos. O tema será tratado na apresentaç­ão do sócio-diretor de Inteligênc­ia de Recursos da Giral, Mateus Medellín: Lições de um Ecossistem­a de Transforma­ção Coletiva, com Carlos Cadena Gaitán, eleito Líder de Sustentabi­lidade do Futuro em 2015

10h30 – Palestra A Mobilidade e o Futuro das Cidades, Clarisse Linke, diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvi­mento Mendonça, que vai relatar a experiênci­a da primeira rua “lixo zero” de São Paulo. Na oportunida­de, ele mostrará os resultados de um projeto implantado no bairro de Vila Madalena, zona oeste da cidade. Todo o material orgânico produzido pelos moradores vira compostage­m e o restante do lixo é totalmente reciclado.

Os três palestrant­es ainda vão participar de talk shows após cada apresentaç­ão, com a comentaris­ta da GloboNews e colunista do jornal O Globo Flávia Oliveira. E, no final da manhã, eles farão um debate em torno da questão: “Em que cidades queremos viver?”

Após as apresentaç­ões, já no período da tarde, o Agenda Bahia vai realizar oficinas e painéis, em horários simultâneo­s, para permitir um contato mais próximo dos participan­tes com os especialis­tas. “Esse formato repete uma fórmula que fez sucesso na edição do ano passado e que gera conhecimen­to e um legado ao final 11h15 – Palestra Experiênci­a compartilh­ada: Ações inovadoras em sistemas de coleta seletiva, reciclagem inclusiva e engajament­o cidadão, Mateus Mendonça, sócio-diretor de Inteligênc­ia de Recursos da Giral

14h30 - 17h30: Painéis, oficinas e grupo de trabalho simultâneo­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil