Correio da Bahia

Barcelona e o mundo choram os mortos

- Andreia Santana e agências assinatura@redebahia.com.br

O atentado terrorista ocorrido anteontem na zona turística de Las Ramblas, em Barcelona, afetou não apenas os espanhóis, mas gente de todo o mundo. Segundo a polícia local, o ataque com uma van que atropelou centenas de pessoas e deixou 13 mortos e 130 feridos, afetou pessoas de 34 países diferentes, isso porque Barcelona é conhecida como uma espécie de “patrimônio universal”, que atrai visitantes de diversos locais.

Ontem, a região de Las Ramblas foi tomada por homenagens dos barcelones­es e de turistas, que levaram velas, flores, bichos de pelúcia e bilhetes com orações para homenagear os mortos e se solidariza­r com suas famílias.

Entre os mortos no ataque, diversas histórias tristes, como a da primeira vítima identifica­da pela polícia, o italiano Bruno Gulotta, 35 anos, que morava em Legnano e era gerente de marketing e vendas em um site de tecnologia.

Segundo a mulher do italiano, Martina, Bruno foi morto diante dos filhos do casal, quando passeava de mãos dadas com o garoto, de 5 anos. Ela, por sua vez, que levava a menina de 1 ano em um suporte tipo canguru, conseguiu impedir que as crianças fossem atingidas, puxando-as ao ver o veículo avançando.

Um enfermeiro morador de Barcelona, chamado Albert Tort, estava voltando de um passeio quando soube da ocorrência nas Ramblas. Correu para o local para ajudar as vítimas, segundo relato publicado no jornal El País.

Tort afirmou à imprensa local que em um espaço de apenas 300 metros, viu dezenas de pessoas machucadas e outras já mortas. Ele começou a ajudar os paramédico­s no socorro aos feridos e chegou a tentar manobras de ressuscita­ção em um homem que aparentava 50 anos, mas a vítima não resistiu.

Atentado em área turística atingiu pessoas de 34 nacionalid­ades

CAMBRILS

Dos 130 feridos no ataque, 17 permanecem em situação crítica e 30 estão em estado grave, informaram autoridade­s catalãs, no último balanço do atentado, divulgado ontem.

Uma décima quarta morte foi registrada também ontem. Uma mulher que estava em estado grave e foi atropelada em Cambrils, cidade a 117 km de Barcelona e que sofreu novo ataque cerca de 10 horas após a ocorrência nas Ramblas, não resistiu aos ferimentos.

Agora, oficialmen­te, são 14 mortos nos dois ataques. Em Cambrils, foram atingidas ainda outras seis pessoas, um policial e cinco civis, quando um carro Audi3 invadiu um bloqueio instalado pela polícia.

CONDOLÊNCI­AS

O papa Francisco afirmou sentir um “profundo pesar pelo cruel atentado que semeou a morte e a dor em Las Ramblas de Barcelona”. Em comunicado oficial divulgado pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, o papa afirmou que ofereceu orações às vítimas e seus familiares.

Manifestaç­ões de apoio também chegaram da França, em comunicado do presidente Emmanuel Macron, e dos Estados Unidos, com nota da ex-secretária de Estado Hillary Clinton. O grupo xiita libanês Hezbollah também emitiu nota de solidaried­ade.

 ??  ?? Moradores e turistas fizeram um minuto de silêncio na Praça Catalunha em homenagem às vítimas
Moradores e turistas fizeram um minuto de silêncio na Praça Catalunha em homenagem às vítimas
 ??  ?? Em Las Ramblas, flores, velas e bichos de pelúcia para amenizar dor
Em Las Ramblas, flores, velas e bichos de pelúcia para amenizar dor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil