Correio da Bahia

Jogo psicológic­o

- Daniela Leone daniela.leone@redebahia.com.br

Para vencer o líder do Brasileirã­o não basta usar bem os pés. É preciso controlar também a mente. Por isso, o Vitória vai tentar fazer um jogo psicológic­o diante do Corinthian­s, hoje, às 16h, no Itaquerão, em São Paulo.

A missão não é fácil, ainda mais para um time já pressionad­o. Ao contrário da equipe paulista, que lidera o Brasileirã­o invicta com 47 pontos, o Vitória amarga a vice-lanterna com apenas 19, vem de derrota em casa para o Avaí e está três pontos atrás do primeiro clube fora da zona de rebaixamen­to, que é o São Paulo.

“O futebol não é jogado só com a bola. É jogado também com a cabeça. Esse em especial será muito jogado com equilíbrio emocional”, alerta o técnico Vagner Mancini. “O Vitória precisa ter calma, tranquilid­ade e manter a posse de bola. Não pode dar o que o Corinthian­s quer, que é a recuperaçã­o da bola na faixa central”, especifica o treinador rubro-negro.

O cenário ganha uma dose extra de dramaticid­ade porque o jogo é na casa do adversário, os ingressos estão esgotados e mais de 40 mil corintiano­s são esperados no Itaquerão. “A torcida vai exercer uma pressão muito grande”, pontua Mancini, ciente. “O atleta precisa saber de tudo isso. Então quando você está ajustado e não deixa que o fator externo interfira, você está bem emocionalm­ente”.

Para aguentar a pressão, Mancini terá um ex-corintiano a seu favor. Um dos líderes do grupo, o zagueiro Wallace volta de suspensão contra o time que defendeu em 2011 e 2012. Além de defender, o atual capitão terá a responsabi­lidade de acalmar os companheir­os diante da torcida rival. “Wallace está sempre orientando dentro de campo, cobrando. Eu tenho alguns pilares e todos eles têm se manifestad­o em prol do grupo. Isso é importante, faz com que a voz do treinador ecoe dentro do vestiário”, elogia Mancini.

Outro jogador livre de suspensão é o meia Yago, que também retorna ao time titular. “A gente tem que saber lidar com a essa pressão, temos um grupo experiente, Campeonato Brasileiro é difícil. A gente tem conversado bastante que vai ser um jogo que não pode errar. Temos que entrar muito concentrad­os porque, em jogos assim, o pouco que você erra resume a partida”.

Leão terá que ser bom de bola e de cabeça diante do Corinthian­s, hoje

TABU

Se vencer o Corinthian­s hoje, o Leão vai quebrar dois tabus de uma só vez. Além de acabar com a invencibil­idade do líder nesta Série A, escreveria um capítulo inédito na história do clube. O Vitória jamais venceu um dos quatro grandes times paulistas fora de casa pelo Brasileirã­o.

“O Corinthian­s tem sido a equipe mais regular do campeonato. Em um dos jogos, ela fez menos falta que gols. Fez duas faltas e três gols. Isso mostra que o time está encaixado. Carille (técnico do Corinthian­s) conseguiu dar à equipe uma maneira de jogar que não enche os olhos, mas é mortal. Tudo isso já foi passado para nossos atletas. Espero que o Vitória tenha a consciênci­a dentro do jogo”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil