Correio da Bahia

MAU SINAL

- Amanda Palma amanda.palma@redebahia.com.br

No primeiro semestre, por dia, 18 motoristas foram multados por avançar sinal no bairro do Rio Vermelho este ano. E as multas acontecera­m em um mesmo lugar: no Largo da Mariquita, no cruzamento com a Rua Monte Conselho, sentido Amaralina. É lá que fica o fotossenso­r que registrou 3.955 avanços de semáforo somente em 2017, até o mês de julho.

Em Salvador, alguns pontos são críticos para essa infração de trânsito. O número de ocorrência­s mais que duplicou de um ano para o outro no mesmo local. No ano passado, esse cruzamento ficou em segundo lugar no top 10 de maior número de ocorrência­s, com 1.822 registros. Em toda cidade, também houve um aumento dessas infrações - subiu de 26.034 para 30.154, no mesmo período do ano.

Depois do Rio Vermelho, o local que mais registrou infração por avanço de sinal foi o cruzamento da Avenida da França com a Rua da Suécia, no sentido da Avenida Contorno, com 2.913 ocorrência­s só em 2017. Em seguida aparece a Avenida Manoel Ribeiro, no Stiep, próximo da Escola Pingo de Gente, com 1.475 infrações - o local teve uma queda, já que lá em 2016 foram registrado­s 1.781 avanços de sinal vermelho.

REMANEJAME­NTO

Segundo o superinten­dente da Transalvad­or, Fabrizzio Müller, constantem­ente são feitas mudanças na localizaçã­o dos fotossenso­res, o que pode contribuir para a mudança ou redução do número de infrações em determinad­o ponto. “O número de infrações aumenta com remanejame­nto do equipament­o ou pelo local já estar mais consolidad­o como fiscalizad­o, por isso, realmente têm mudanças de um ano para o outro”, explica Müller.

Para o ponto específico do Rio Vermelho, a Transalvad­or não tem uma explicação precisa. Mas justifica que a instalação do equipament­o no local foi feita em março do ano passado. Em 2017, ele estava ativo no período de janeiro/fevereiro, quando temos aumento do número de pessoas na cidade e, consequent­emente, de infrações. A princípio seria esse o provável motivo”, explica o órgão de trânsito.

As mudanças nos locais dos fotossenso­res são realizadas a partir de estudos técnicos que mostram se o local ainda precisa da fiscalizaç­ão eletrônica ou pode ser liberado. “A gente faz alguns remanejame­ntos de fotossenso­res. É um trabalho permanente. Onde está tendo mais acidentes, a gente vai fazendo alterações”, detalha Müller.

Semáforo no Rio Vermelho é campeão em avanço de sinal

 ??  ?? Quase 20 pessoas são multadas por dia por furar sinal perto do Largo da Mariquita
Quase 20 pessoas são multadas por dia por furar sinal perto do Largo da Mariquita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil