Correio da Bahia

24h Música encanta a escola

-

Tuhu era o apelido do compositor Heitor Villa-Lobos, que quando menino amava as locomotiva­s e imitava o som das marias-fumaça do interior: “Tuhuuu!”. Em homenagem ao maestro, o programa Brasil de Tuhu apresenta o universo da música clássica para crianças de escolas públicas de todo o país. Ontem, em Salvador, foi a vez dos alunos da Escola Municipal Vila Vicentina, no Largo da Lapinha, assistirem a um concerto interativo.

Composto pelo Quarteto Radamés Gnattali e a atriz baiana Verônica Bonfim, o projeto visitou a cidade pela segunda vez. No concerto, as crianças aprenderam sobre os componente­s da música, interagira­m com instrument­os e conheceram um pouco mais da história do criador das Baquianas Brasileira­s.

Aluna da escola, Renata Esther Conceição, 10 anos, diz que a música é “um remédio para tudo”. Além dela, outros 294 alunos também assistiram à apresentaç­ão. Pode até parecer coisa de gente grande, mas Esther explica que a relação com a música, especialme­nte em sua versão clássica, mudou há cerca de um ano, quando entrou para o Programa de Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), que é parceiro do Brasil de Tuhu.

“Eu sinto muita alegria que os meus colegas da escola estão assistindo ao concerto. É muito sentimento junto. Se a gente está triste, ouvimos uma música, se estamos felizes, também”, filosofou a menina, que toca clarinete.

Um dos mais animados na plateia, Arthur Pereira, 9 anos, não parava de rir com a encenação de Verônica Bonfim. “Ela é muito engraçada. Parece mesmo uma tia”, disse ele, em referência ao esquete encenado pela atriz. Para ele, essa foi a melhor parte do concerto.

 ??  ?? A meninada também gostou da mistura de encenação e concerto
A meninada também gostou da mistura de encenação e concerto
 ??  ?? O Quarteto Radamés Gnattali apresentou os clássicos às crianças
O Quarteto Radamés Gnattali apresentou os clássicos às crianças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil