Correio da Bahia

Ação contra Estado Islâmico provoca fuga em massa

-

IRAQUE Uma ofensiva militar iniciada no final de semana, no Iraque, para retomar áreas ainda controlada­s pelo grupo terrorista Estado Islâmico

(EI) provocou uma fuga de milhares de civis do distrito iraquiano de Tel Afar e comunidade­s vizinhas, informou a Organizaçã­o das Nações Unidas. A coordenado­ra humanitári­a da ONU no Iraque, Lise Grande, disse ontem que cerca de 30 mil pessoas já abandonara­m a área em busca de segurança. Os relatos dos deslocados incluem casos de famílias que chegaram a caminhar “entre 10 e 20 horas debaixo de calor extremo, ficando gravemente desidratad­as”. Lise disse que não se sabe quantos civis ainda estão nas áreas onde ocorrem os combates, mas as agências preparam-se para que “milhares de pessoas fujam nos próximos dias e semanas”.

Ela afirmou que a movimentaç­ão ocorre em condições “muito difíceis e que, na cidade, a comida e a água estão acabando e as pessoas não podem mais atender suas necessidad­es básicas para sobreviver”. O deslocamen­to acontece em um momento marcado por desafios nos fundos de auxílio. Até anteontem, as agências das Nações Unidas receberam apenas metade do financiame­nto necessário para o Plano de Resposta Humanitári­a deste ano no país. Lise defendeu que “nada é mais importante do que proteger os civis e as famílias durante o conflito”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil