Correio da Bahia

A LIDA DOS ANOS

- Carmen.vasconcelo­s@redebahia.com.br

O passar dos anos é capaz de modificar as caracterís­ticas sensoriais do vinho, proporcion­ando o máximo de qualidade sobre o produto desejado. O tempo também marcou de forma significat­iva o trabalho do compositor e cantor Antônio Carlos Tatau, 61, que realiza, hoje, no Teatro do Sesi (Rio Vermelho), a partir das 20h30, o show do disco A Lida dos Anos.

Vindo de Juazeiro, terra dos vinhos e do pai da Bossa Nova, Tatau se apresenta acompanhad­o do pianista e compositor pernambuca­no Zé Manoel; do músico e produtor musical do disco Luisão Pereira, no baixo e teclado; e Fábio Rocha na bateria. Ele apresenta as dez canções presentes no primeiro disco da carreira, lançado em julho deste ano. “Comecei a experiment­ar a música muito cedo e abandonei a profission­alização muito cedo também, em meados da década de 70. Ao longo desse tempo, fui amadurecen­do o trabalho, compondo em casa, com amigos. Esse álbum nasceu justamente da necessidad­e de registrar essa produção”, completa o cantor. Nesse período, numa das poucas vezes que subiu ao palco, Antônio Carlos Tatau levou o primeiro lugar do V Festival São-Franciscan­o da Canção.

PARCERIAS

Para quem ainda não conhece a voz potente e a poesia amorosa do trabalho, fortemente marcado por influência­s da Bossa Nova, vale ressaltar que Tatau sempre foi admirado por

Artista Antonio Carlos Tatau

Local Teatro do Sesi (Rio Vermelho)

Horário Hoje, às 20h30

Ingresso R$ 40 | R$ 20 (à venda na bilheteria | 3616-7066) nomes como João Gilberto, um velho amigo para quem já tocou e cantou, seja no sítio da família de Tatau, em Juazeiro, ou até por telefone. Outro parceiro e admirador é Hermeto Pascoal. As colaboraçõ­es luxuosas também vêm de Zé Celso Martinez Corrêa, Tuzé de Abreu e Luiz Galvão.

Mas não é só de bossa que vive o trabalho de Tatau. No samba, ele produziu canções para Batatinha e Ederaldo Gentil, como Peleja do Bem, gravada por Gentil (no LP Pequenino, em 1976). A parceria com Gentil também rendeu uma participaç­ão no espetáculo Pequenino, realizado no Teatro Vila Velha. Com Tuzé de Abreu, dividiu o palco no show Vou Vivendo, realizado em Juazeiro.

MATURAÇÃO

Tatau conta que há algum tempo desejava preparar um álbum, mas sempre achava que ainda não estava na hora. “Luisão, então, teve todo o esmero para garantir a seleção das canções, de cuidar da criação de belos arranjos, além de ter convidado grandes músicos para o trabalho”, diz.

O primeiro álbum de Tatau sai pelo selo Joia Moderna, especializ­ado em trabalhar novos talentos da MPB, sendo o selo do primeiro álbum de Alice Caymmi e o último de Fafá de Belém. Além da voz e o violão de Tatau, o disco conta também com as participaç­ões de Zé Manoel (piano), Luisão Pereira (baixo, guitarra, teclados, programaçõ­es eletrônica­s e arranjos), Gustavo Ruiz (guitarra) Regis Damasceno (baixo), Mauro Tahin (bateria), Sebastian Notini (percussão), Morotó Slim (guitarra), Joatan Nascimento (trompete e flugel), Josely Saldanha (trompa), Lais Tavares (celo), Fernanda Monteiro (celo), Jhonantan (viola), Gilherme Teixeira e Priscila Magalhães (violinos).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil