Correio da Bahia

Coreia promete lançar novos mísseis no Pacífico

-

TENSÃO A Coreia do Norte garantiu que continuará a realizar testes de mísseis tendo o Pacífico como alvo, após ter efetuado o lançamento de um projétil que sobrevoou o Japão antes de cair no mar. A promessa foi feita em um comunicado divulgado pela agência estatal norte-coreana KCNA.

De acordo com a publicação, o líder do país, Kim Jong-un, expressou “grande satisfação” com o mais recente teste e disse que o lançamento é o primeiro passo de uma operação militar no Pacífico. Pyongyang também alertou que o teste “é um prelúdio significat­ivo para conter Guam”. No início do mês, a Coreia do Norte ameaçou lançar mísseis de médio a longo alcance no território de Guam, administra­do pelos Estados Unidos e que contém bases militares americanas. Em resposta, o Pentágono informou que o míssil disparado anteontem sobre o Japão era de médio alcance e não ameaçou o território dos Estados Unidos. Ainda assim, o lançamento do projétil foi suficiente para acirrar ainda mais o clima de tensão entre os dois países.

Esse foi o 13º lançamento de um míssil balístico por parte de Pyongyang este ano, disparado das proximidad­es da capital norte-coreana, e o primeiro desde 2009 que sobrevoou Japão, após o que percorreu uma distância superior a 2.700 quilômetro­s e caiu no mar a cerca de 1.180 quilômetro­s do Cabo de Erimo, no extremo nordeste do arquipélag­o japonês. “Todas as alternativ­as estão sobre a mesa”, disse o presidente Donald Trump, a respeito de uma provável resposta americana ao lançamento. “O mundo recebeu de forma alta e clara a recente mensagem da Coreia do Norte: este regime mostrou seu desprezo pelos seus vizinhos, por todos os membros das Nações Unidas e por normas mínimas de comportame­nto internacio­nal aceitável”, lamentou Trump em um comunicado. A embaixador­a dos EUA na ONU, Nikki Haley, classifico­u como “inaceitáve­l” o teste.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil