Correio da Bahia

Agerba diz que lanchas estão autorizada­s a funcionar

-

A autorizaçã­o para as lanchas voltarem a operar foi dada pela Agerba (agência estadual que regula o transporte público na Bahia) desde o último sábado, dois dias após a tragédia com a Cavalo Marinho I. O presidente da Astramab, Jacinto Chagas, confirmou a informação e explicou que o serviço só não voltou antes por conta das manifestaç­ões, anteontem, que impediram a operação no terminal de Mar Grande.

Ainda de acordo com a Agerba, os serviços foram liberados porque os prazos de vistorias técnicas das lanchas estão dentro da validade. “Após contato com a Marinha, a Agerba comunicou aos concession­ários que a Capitania dos Portos havia liberado o serviço de travessia, uma vez que não havia mais buscas naquela região.”

A Agerba se refere à interdição pelo Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste (Salvamar Leste) de uma área de navegação que incluiu a área do terminal de Mar Grande, por conta do socorro e das buscas às vítimas. A Capitania confirmou a restrição, mas reforçou que não interrompe ou autoriza a exploração comercial ou o funcioname­nto das travessias marítimas.

O Ministério Publico da Bahia (MP-BA) instaurou um inquérito, anteontem, para apurar informaçõe­s sobre o acidente. O trabalho será acompanhad­o por um grupo composto por oito promotores de Justiça, das áreas de segurança pública, defesa do consumidor, moralidade administra­tiva e criminal. A equipe promoverá reuniões e ouvirá passageiro­s, tripulante­s e testemunha­s envolvidas na tragédia. A previsão é concluir os trabalhos em 30 dias. A Câmara de Vereadores de Mar Grande criou uma comissão para investigar o acidente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil