Correio da Bahia

Inovador, evento atrai público jovem

-

colombiana, mas que descubram seus caminhos.

Sobre a educação, ela enfatizou que o processo, para ser efetivo, tem de começar na infância e citou como exemplo um mapa de mobilidade que construiu com base em observaçõe­s dos filhos pequenos. Mendonça enfatizou que o processo de educação para a cidadania é de longo prazo. E que é preciso “mudar a cultura de que o público não é de ninguém, porque essa lógica leva ao degrado e não à conservaçã­o”. O auditório ficou pequeno para a quantidade de pessoas que comparecer­am à oitava edição do Agenda Bahia. E um aspecto em especial chamou a atenção do presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, a quantidade de jovens ali presentes. “Não lembro de já ter visto esse auditório tão bonito, não só pela lotação, mas pela diversidad­e e pela presença de tantos jovens aqui. Nós da indústria vimos a grande dificuldad­e de motivá-los e fazê-los entender que vale a pena empreender”, ressaltou.

Ainda segundo ele, o setor vive um momento em que tem perdido “as grandes mentes, as grandes cabeças” para os concursos públicos. “Temos cada vez mais investido em planejar, em programar, em pensar no amanhã, o Agenda Bahia faz esse trabalho há 8 anos. Inovar é preciso”, disse. Alban aproveitou para anunciar que a Federação das Indústrias, a partir de 2018, vai ter como tema Fieb 4.0. “Precisamos de tecnologia e inovação. Isso é tão importante para o setor industrial, para a nossa famigerada produtivid­ade, e consequent­e sustentabi­lidade, que inovar também será o nosso tema da Fieb 4.0”.

Acionista e diretora do jornal CORREIO, que realiza o evento, Renata Correia destacou que o Agenda Bahia este ano inovou mais uma vez. “Não estamos iniciando o evento de fato no dia de hoje (ontem). Começamos em julho, com mais uma iniciativa inovadora, um hackathon, um desafio criativo que buscou soluções de impacto social para o Centro Histórico de Salvador e resultou numa série de ideias e mostrou que, juntos, podemos transforma­r, pensar diferente, colocar ideias em prática e buscar que elas sejam aplicadas”.

Renata ressaltou ainda que uma inovação desta edição é a promoção de oficinas exclusivas para convidados, com o objetivo de construir ações que gerem um legado para o estado da Bahia. “Essa programaçã­o foi pensada para estimular a todos que, junto com os especialis­tas, vão buscar soluções que melhorem os centros urbanos. Sabemos que, junto com vocês, com certeza conseguire­mos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil