Correio da Bahia

Estradas estão entre os grandes problemas

-

Para o conselheir­o de Infraestru­tura da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Marcus Galindo, a expansão da infraestru­tura é muito importante neste momento para se melhorar a capacidade de produção e, consequent­emente, de competitiv­idade na região Oeste. Os produtores da região se queixam das más condições das estradas, necessária­s para o escoamento da produção. “O que temos visto, com relação a isso, são investimen­tos pontuais, feitos mais por necessidad­e do que como estratégia de melhoria para se destacar dos concorrent­es”, afirmou Galindo.

Representa­ntes da Associação Baiana de Agricultor­es e Irrigantes (AIBA) discutiram a situação das rodovias com o governo do estado no último mês. Para que os serviços de recuperaçã­o das BA's 225, 459 e 460 tenham durabilida­de, a Aiba solicitou a manutenção dessas rodovias através de uma camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), o mais nobre dos pavimentos. “É imprescind­ível que essas estradas recebam o CBUQ o quanto antes. Só assim teremos uma maior vida útil do asfalto e garantimos o bom escoamento da próxima safra”, defendeu o vice-presidente da Aiba, Luiz Antônio Pradella. No encontro, ele também citou a necessidad­e de uma reforma para a BA-463, de São Desidério.

Ao avaliar o quadro atual do desenvolvi­mento da indústria baiana, o superinten­dente de Promoção de Investimen­tos da Secretaria de Desenvolvi­mento da Bahia (SDE), Paulo Guimarães, disse que o governo da Bahia tem buscado investir em infraestru­tura para melhorar o escoamento da produção.

“O governo tem buscado melhorar as estradas e acessos portuários, por meio das parcerias público-privadas. Sabemos que é um interesse comum, do governo e das empresas, em melhorar a logística, então estamos fortalecen­do este elo”, afirmou.

Ao avaliar o desempenho da indústria baiana, o professor aposentado da Faculdade de Economia da Universida­de Federal da Bahia, Oswaldo Guerra, disse que ela passa por um processo de desindustr­ialização. “A exemplo de outros estados, a indústria da Bahia está perdendo o poder de influência no Produto Interno Bruto, ao passo que o setor de serviços vem aumentando a participaç­ão”.

 ??  ?? Condições de infraestru­tura estão entre principais entraves no Oeste
Condições de infraestru­tura estão entre principais entraves no Oeste

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil