Correio da Bahia

Técnica de engenharia permite ‘engordar’ as praias

-

Mas, afinal, há algo que possa ser feito para que as próximas gerações também possam vir a desfrutar das praias invadidas pelo mar? Pois, de acordo com o professor José Maria Landim, da Ufba, há recursos já utilizados em outras cidades do mundo.

“Existem soluções de engenharia, como o ‘engordamen­to’ da praia, que consiste em recompor artificial­mente uma faixa de areia por meio de aterro hidráulico, utilizando areias dragadas de regiões submersas próximas”, aponta o professor.

Embora seja uma das opções que oferecem melhor resultado, uma obra de engordamen­to não é lá muito barata: uma construção do tipo pode custar até R$ 50 milhões, em alguns casos. As intervençõ­es já foram realizadas em cidades do Espírito Santo e em Jaboatão dos Guararapes (PE). Normalment­e, esse tipo de obra traz areia do alto-mar para a costa - usando uma espécie de draga que, através de uma imensa tubulação, descarrega a areia do mar na costa, aumentando a faixa de terra.

“Mas esta é uma solução efetiva em regiões urbanas onde a praia normalment­e oferece uma oportunida­de de lazer barata para a maior parte da população”, diz Landim, que ainda cita como um exemplo famoso a praia de Copacabana (no Rio), “que foi criada dessa maneira”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil